Mais 143 casos positivos de Covid-19 também foram registrados. Informações foram divulgadas na tarde desta segunda-feira (27).
São José do Rio Preto/SP registrou na tarde desta segunda-feira (27) 143 novos casos positivos de coronavírus e mais nove mortes causadas pela doença. Com as atualizações, o município possui 7.706 moradores infectados e 216 óbitos.
De acordo com a gerente da Vigilância Epidemiológica, Andreia Negri, 42.965 moradores com estado gripal foram atendidos. Deste total, 31.869 colheram material genético e 24.163 testaram negativo.
Desde o início da pandemia, 1.130 profissionais de saúde foram contaminados pelo novo coronavírus. Ao todo, 991 pessoas tiveram Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e precisaram de internação. Atualmente, há 5.025 pacientes recuperados, representando 65%. O coeficiente de incidência é de 1.672 casos a cada 100 mil habitantes.
Até este domingo (26), 306 moradores de Rio Preto estavam internados em hospitais, sendo 122 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 184 em enfermaria. Deste total, 170 testaram positivo para Covid-19.
“As pessoas têm os sintomas, agravam um pouco mais tarde, e os leitos vão ser ocupados bem depois do início dos sintomas. Quando temos um aumento de casos em uma semana, isso vai refletir nas internações e no número de óbitos”, diz.
Ampliação e mudança
A partir desta segunda, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Jaguaré atenderá exclusivamente casos de síndromes respiratórias moderadas e graves, com a entrada de pacientes regulados por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Ou seja, o atendimento de demanda espontânea foi suspenso.
Em contrapartida, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Solo Sagrado, que já funciona como unidade respiratória, ampliou o atendimento e passou a funcionar 24h para atender casos respiratórios leves. As outras unidades respiratórias existentes em Rio Preto permanecem com os mesmos horários de funcionamento já divulgados. Confira abaixo:
- Lealdade/Amizade: segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
- Anchieta: segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
- Caic: segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
- Santo Antonio: segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
- Vetorazzo: segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
- Anexo Faceres (atendimento infantil): segunda a sexta-feira, das 7h às 17h
- Vila Mayor: segunda a sexta-feira, das 7h às 22h
- Estoril: diariamente – das 7h às 22h
No caso do surgimento de sintomas respiratórios leves, o paciente deve buscar atendimento em uma dessas unidades respiratórias, que funcionam com atendimento de demanda espontânea.
FONTE: Informações | g1.globo.com