qui, 16 de janeiro de 2025

Rio Preto amplia realização de testes de Covid-19

coronavírus-teste-800x396

Saúde começa a testar pacientes com sintomas respiratórios leves

 

O secretário municipal de Saúde de Rio Preto, Aldenis Borim, afirmou nesta quarta-feira, 22, que o município adotou um programa específico para ampliar os testes de Covid-19 na população. Segundo o secretário, o chamado “Projeto Sentinela” vai testar pacientes com sintomas respiratórios leves, que ainda estejam nos primeiros dias de sintomas.

“Esse projeto faz exames além daqueles que são preconizados pelo Ministério da Saúde”, explicou o secretário. Segundo ele, o Ministério preconiza exames em pacientes graves, internados, e profissionais da saúde. “Nesse projeto Sentinela, nós faremos [os exames] pacientes com síndrome gripal leve, aqueles que não são graves”, afirmou. A medida deve reduzir a subnotificação na cidade.

De acordo com o secretário, o projeto será feito em parceria com o Sistema Único de Saúde e convênios médicos. “Nós conseguimos fazer uma parceria com todos os convênios de Rio Preto – Unimed, HB Saúde, Bensaúde e Austa. Eles também participarão do projeto fazendo [os testes] em seus pacientes e custeando, por eles, estes exames. São parcerias importantes que neste momento são fundamentais para a Secretaria e para a Prefeitura”, disse Aldenis.

Os testes serão encaminhados para os laboratórios do Hospital de Base e da Unesp, que vão notificar a Prefeitura pelo sistema da Secretaria de Saúde.

Rio Preto tem 68 casos positivos

Rio Preto tem, nesta quarta-feira, 68 casos confirmados de Covid-19, sendo que 35 são em profissionais da saúde. Do total de notificações que a Prefeitura já recebeu, 900 suspeitas foram descartadas. Outras 125 aguardam resultados de exames. Outros 28 já são considerados curados. A cidade também registra 8 óbitos pela doença.