qua, 15 de janeiro de 2025

Região deve enfrentar mais três frentes frias em agosto

2

Segundo a meteorologista Morgana Ferreira, os períodos de frio devem atingir a região de Rio Preto entre os dias 10 e 12, depois de 17 a 19 e na ultima semana do mês

O mês de agosto deve ser mais frio do que o mesmo período no ano passado na região. Os serviços de meteorologia preveem a passagem de três novas ondas de frio nas próximas quatro semanas, mas menos intensas do que as registradas na última semana de julho.

Segundo a meteorologista Morgana Ferreira, os períodos de frio devem atingir a região de Rio Preto entre os dias 10 e 12, depois de 17 a 19 e na ultima semana do mês. Por conta do avanço dessas massas de ar frio, agosto vai ser mais frio do que o normal. Porém, a chegada de frentes frias não vai resultar imediatamente em mais umidade do ar. E o período sem chuvas, com dias secos, deve permanecer na região.

“Tudo isso é feito com base nos dados que temos neste momento, mas pode mudar. Na semana passada, a previsão era de que a primeira frente fria de agosto começasse a partir de terça-feira, 4, o que não ocorreu”, pondera a meteorologista.

Durante as madrugadas dos últimos dias, no entanto, continua fazendo frio para os padrões de Rio Preto e região – a Cetesb registrou 14 graus. Nesta quarta-feira, 4, no distrito de Engenheiro Schmitt, dois guardas municipais socorreram um homem que sofria com frio e fome na frente da Escola Municipal Gracia Maria da Silva Bortoleto.

Os agentes teriam se deslocado até o local para checar uma denúncia e depararam com a situação de vulnerabilidade do homem, que vive na rua. De acordo com a Guarda, ele é conhecido na cidade e sofre por conta do uso de álcool, já tendo sido internado. Quando a viatura chegou no local, encontrou o homem deitado na calçada.

O homem foi levado até o Centro de Atenção Psicossocial (Caps), onde conseguiu um cobertor e lanches. A situação dele deve ser acompanhada por uma equipe da Assistência Social da cidade para que façam uma nova abordagem e ofereçam ajuda.

O coordenador da Defesa Civil Municipal, Carlos Lamin, afirma que dias antes da chegada da frente fria sempre aciona a Secretaria de Assistência Social para que seja colocado em prática ações para abrigar moradores em situação de rua.

Policiais militares do 17º Batalhão da PM de Rio Preto doaram dezenas de cobertores para a Paróquia Nossa Senhora do Brasil, no São Deocleciano, onde foi criado um abrigo provisório para 30 pessoas no salão da igreja. “Também vamos entregar para o frei na Casa do Cirineu. É tempo de ajudar quem precisa”, disse o coronel Paulo Sérgio Martins, comandante do batalhão.

Marco Antonio dos Santos – diarioweb.com.br