De janeiro a abril deste ano, foram 547 ocorrências, número bem maior do que no mesmo período do ano passado, quando foram registrados 325 incêndios.
A região de Araçatuba/SP teve um aumento no número de queimadas neste ano em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o Corpo de Bombeiros. O crescimento é de 40% dessas ocorrências entre janeiro a abril.
Neste período deste ano, foram 547, 40% a mais do que no mesmo período do ano passado, quando foram registradas 325 ocorrências de incêndio.
“A gente ainda não teve a parte mais crítica da estiagem esse ano e um aumento de 40% já é considerável. A maioria dos nossos casos é queimada intencional, de gente que quer limpar um terreno e acaba colocando fogo”, afirma a capitã do Corpo de Bombeiros, Lidiara Lenarduzzi.
Um problema que causa danos ambientais e para a saúde. A aposentada Sônia Roza mora no bairro Concórdia em Araçatuba e diz que é frequente as queimadas em terrenos. “Esse fogo, além de fazer mal para o meio ambiente, faz mal para os idosos e para quem tem doenças respiratórias”, afirma.
A estudante de direito Tallyta de Macedo Pedroso mora em Araçatuba e tem asma. A situação piora quando tem queimada próxima a casa dela. “Sinto a garganta seca, nariz seco, dificuldade para dormir, às vezes faço inalação, e no último caso eu procuro um hospital”, diz.
O médico pneumologista Antônio Roberto Sandoval explica que o pulmão pode sofrer vários danos com as queimadas, podendo se agravar dependendo da intensidade e frequência. “Pode ter o agravamento de doenças alérgicas e crônicas, como o enfisema pulmonar e doenças de infecção no sistema respiratória”, diz.
FONTE: Informações | g1.globo.com