qua, 15 de janeiro de 2025

Queimada volta a atingir região do antigo IPA em Rio Preto

74g

Fogo começou nesta segunda-feira (5), foi controlado durante a noite, mas voltou no início da manhã desta terça-feira.

A queimada que atingiu a área do antigo IPA (Instituto Penal Agrícola), em São José do Rio Preto/SP, nesta segunda-feira (5), voltou a atingir a região na manhã desta terça-feira (6).

O fogo desta segunda tinha sido controlado por volta das 23h, mas às 10h desta terça-feira as chamas voltaram. Equipes da Defesa Civil, bombeiros e caminhões-pipa do Semae ajudam no combate às chamas. A área fica próxima à Avenida Abelardo Menezes.

Para tentar controlar as chamas, a Defesa Civil colocou fogo em um trecho e, com a ajuda do vento, as chamas irão se encontrar com a queimada e, com isso, será extinto.

“Fizemos também um aceiro molhado e o fogo que colocamos vai no encontro da queimada. O vento é o grande fator para o fogo se espalhar com intensidade e força, e essa técnica usada conta com o ajuda do vento para cessar a queimada”, afirma o coronel Lamin, da Defesa Civil.

Outro incêndio

No último dia 9 de setembro, uma queimada de grandes proporções também atingiu outra área do antigo Instituto Penal Agrícola (IPA).

Equipes trabalharam ininterruptamente e conseguiram controlá-las somente na noite do dia 12 do mesmo mês.

Segundo a Polícia Ambiental, o fogo consumiu 93% dos 168,9 hectares da Estação Ecológica e 73% dos 277 hectares da Floresta do Noroeste Paulista.

O Ministério Público instaurou inquérito para investigar as circunstâncias do incêndio, que é considerado a maior dos últimos anos por ter consumido 691,80 hectares de vegetação.

Animais foram flagrados fugindo das chamas. Um jabuti foi resgatado por uma equipe da TV TEM.

FONTE: Informações | g1.globo.com