qui, 16 de janeiro de 2025

Quarentena e glicemia: o que a mudança de rotina provocou?

diabetes

Pesquisa feita com entidades do mundo todo avaliou o impacto das mudanças da quarentena na saúde.

As mudanças na rotina por conta do isolamento social levaram a muitas alterações na saúde, que deverão ser ajustadas na retomada pós-quarentena. Tais alterações envolvem a saúde como um todo, principalmente associadas ao metabolismo corporal. E claro, a alimentação faz todo o papel nesse cuidado.

Uma condição que muitos pesquisadores observam em pesquisas é a alteração na glicemia, sobretudo em pacientes com diabetes. Uma pesquisa feita com entidades do mundo todo, incluindo a Universidade de São Paulo, avaliou o impacto das mudanças da quarentena na saúde.

Publicado no dia 3 de julho na Revista Diabetes Research and Clinical Practice, 59,4% dos entrevistados relataram aumento, diminuição ou alta variabilidade na taxa de glicose no sangue, incluindo 1,7 mil brasileiros.

Os autores ressaltaram que o levantamento sobre o impacto da pandemia sobre diabéticos no Brasil se dá pela mudança de rotina. Cerca de 95% das pessoas ficaram mais tempo em casa e diminuíram a atividade física, sendo que 53% tiveram mais acesso à internet e 49% aumentaram o tempo em frente à televisão.

Além disso, um dado de maior destaque foi apontado pelo estudo que 38,4% desses pacientes com diabetes adiaram consultas médicas e exames de rotina por causa do isolamento social.

O estresse provocado pelas incertezas da pandemia possui forte impacto sobre a saúde mental das pessoas de modo geral, contudo, para aquelas que têm diabetes essa situação é ainda mais complicada. Dos levantamentos do estudo, a ansiedade associada ao sedentarismo e à alimentação inadequada são os principais fatores acoplados ao aumento da glicemia.

O isolamento fez com que as pessoas adiassem a realização de exames e consultas de rotina, ao mesmo tempo em que abandonaram o acompanhamento nutricional. Por isso, é de extrema importância evidenciar que o retorno aos cuidados de saúde é essencial para normalizar essas alterações!

FONTE: Informações | g1.globo.com / Roberta Lara é nutricionista e colaboradora da página sobre nutrição “5 minutos de nutrição”