Publicidade e Propaganda da Unifev apresenta nova configuração de projeto de conclusão de curso

Em modelo de estande, grupos de alunos expuseram os projetos nas mais variadas áreas desenvolvidas no decorrer do ano letivo

Alunos do 8º período de Publicidade e Propaganda da Unifev participaram na noite da última terça-feira (21/11) das bancas examinadoras para avaliação dos projetos finais dos trabalhos de conclusão de curso, e desta vez em uma configuração inovadora, de caráter prático, levando aos corredores do Câmpus Centro da Instituição, o modelo de estande.

Os projetos foram desenvolvidos durante todo o ano letivo, culminando nas apresentações realizadas por quatro grupos de alunos. Cada equipe possuía até quatro componentes, atuando com diversas estratégias e de acordo com a necessidade do cliente – atualização da marca (rebranding) e realização de brechó para o Recanto Tia Marlene; atualização da marca Pedalo Bikes; criação da identidade visual para personal training e reposicionamento de marca de uma loja de sex shop.

A coordenadora da graduação Profa. Ma. Vanessa Mara Pagliarani Zeitune explica que o projeto acadêmico teve o objetivo de inserir o aluno no mercado de trabalho, amparados pela orientação do corpo docente da Unifev. “A partir de agosto, os alunos criaram a agência deles pela agência experimental e produziram o manual, escolheram o cliente, e de acordo com ele fizeram o planejamento de campanha – levantaram os problemas, objetivos, soluções, pesquisa mercadológica para saber exatamente o nicho que iriam se concentrar, trabalho com as mídias on e off-line”.

As estudantes Larissa Natalli Ferreira, Maria Eduarda Pinheiro Jardim e Mariana de Paula Barbareli do 8º e último período de Publicidade desenvolveram como projeto de conclusão de curso a Campanha do Brechó na Arara. De acordo com Mariana, uma das integrantes do grupo, o trabalho buscou a conscientização em massa para contribuir com o Recanto Tia Marlene, uma associação assistencial filantrópica, sem fins lucrativos, que atende pessoas com deficiência intelectual, múltipla e autismo. Somado a isso, o grupo incluiu os conceitos de slow fashion e de moda circular no projeto. “Tendo em vista o crescimento dessa tendência no Brasil, do consumo mais consciente, o trabalho teve como objetivo influenciar a publicidade na veiculação de mensagens capazes de sedimentar a importância de uma prática atenta e mais responsável. Assim como representar um trabalho de responsabilidade social”.

O brechó Na Arara é recente e foi inaugurado com a parceria da Cria das Três e a Unifev. “O processo de trabalho apresentou a criação da marca, estratégias de comunicação e um posicionamento que transmite uma imagem que a destaque perante os brechós da região. A imagem que a comunicação da marca busca fortalecer no imaginário da população é de um evento organizado, beneficente e que possui roupas garimpadas a dedo, nada parecido com o ideal que se tem de que brechós são de roupas velhas e empoeiradas”, destacou Mariana.

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