qui, 16 de janeiro de 2025

Protetores fazem ato para pressionar Prefeitura de Tanabi a castrar animais

image (1

A principal queixa, de acordo com a protetora, tem a ver com o recente vencimento do contrato de licitação para castração gratuita de animais de rua

Um grupo de protetores de animais de Tanabi realizou, na tarde desta sexta-feira, 10, uma manifestação para pressionar a prefeitura a castrar animais de rua.

Segundo a advogada da Associação de Protetores de Animais de Tanabi (Apata), Giselda de Brito Bilia a carreata passou por alguns bairros da cidade e em seguida, os manifestantes pararam em frente à prefeitura, onde fizeram reivindicações da causa animal, mas de acordo com ela, não foram recebidos.

A principal queixa, de acordo com a protetora, tem a ver com o recente vencimento do contrato de licitação para castração gratuita de animais de rua. Segundo a advogada, ele não foi renovado pela prefeitura e o município está há mais de 20 dias sem o serviço.

“Um dia sem castração fica dificil para nós porque já joga dias de trabalho no lixo e a gente não tem retorno específico, ninguém aguenta mais isso”, disse Giselda.

A advogada afirmou também que, há tempos, a categoria reivindica que o Executivo disponibilize um carro para deixar a disposição dos protetores nas buscas de animais abandonados e que ajude também com custos necessários para a causa.

Ela contou, ainda, que em 2019, a prefeitura foi condenada a custear gastos em relação a abandono de animais, decisão que, de acordo com ela, até hoje não foi cumprida à risca.

O que diz a Prefeitura

Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Tanabi disse, em nota, que “toda manifestação é importante, pois reflete os anseios de uma parcela da sociedade”.

Segundo o Executivo, neste ano, será ampliado o número de castrações de animais em Tanabi. A prefeitura afirmou, ainda, que o município está em fase de contrato com a Unilago, faculdade de Rio Preto, para realizar a castração em massa.

“A Prefeitura Municipal de Tanabi entende e respeita a importância da ação e não está medindo esforços para atender da melhor forma toda população”, finalizou a nota.

Arthur Pazin – diarioweb.com.br