qui, 16 de janeiro de 2025

Projeto ‘Óleo do Bem’ supera marca de 100 mil litros de óleo de cozinha coletados

2

Com pouco mais de 2 anos de atividades, o projeto Óleo do Bem, uma iniciativa do TEM+ em parceria com ONGs e empresas focadas em sustentabilidade e com promoção da TV TEM, atingiu a marca de 102 mil litros de óleo de cozinha usado destinado para a reciclagem.

Essa mesma quantidade de material, se descartada incorretamente, seria responsável pela contaminação de mais de 2,5 bilhões de litros de água, quantidade que pode abastecer uma cidade de mais de 60 mil habitantes por 1 ano.

O Óleo do Bem nasceu em 2021, em São José do Rio Preto, e hoje conta com 590 pontos de entrega voluntária de óleo de cozinha usado. Além dos pontos de coleta, o projeto promove ações de educação ambiental e mobilização urbana.

Alunos de escolas parceiras do projeto “Óleo do Bem” recebem título de embaixador do projeto após 50 litros de óleo de cozinha arrecadado — Foto: Divulgação/Projeto Óleo do Bem

Durante o mês de novembro, para celebrar o Dia do Rio e o Dia do Reciclador e da Reciclagem, o projeto lançou um desafio para todas as escolas e entidades que atuam com educação e são ponto de coleta.

Aquelas que arrecadarem, pelo menos, 50 litros de óleo no mês receberão medalha, certificado e kit com mochila e estojo para presentear o Embaixador Óleo do Bem, ou seja, o aluno mais engajado de sua unidade.

O projeto, no interior de São Paulo está presente em AlambariAraçatubaAraçoiaba da SerraAssisBotucatuCampo Limpo PaulistaFernandópolisItapetiningaItapevaItatibaItupevaLinsMirassolSão José do Rio PretoSão RoqueTupãSarapuíVotorantim e Votuporanga. Os endereços e horários de coletas estão disponíveis no site do projeto. G1