Iniciativa da Prefeitura de Votuporanga trabalhada com alunos de escolas municipais proporciona descarte correto de óleo de cozinha usado.
Desenvolvido desde o ano de 2015 pela Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria Municipal da Educação e com apoio da Saev Ambiental, o projeto “De Olho no Óleo” retirou 1.832 litros de óleo de cozinha do descarte incorreto no último mês de fevereiro.
O Projeto é realizado nas escolas municipais e tem objetivo de conscientizar a comunidade escolar a respeito dos danos que o descarte inadequado do óleo de cozinha pode causar ao meio ambiente. Todo o óleo arrecadado é vendido para uma empresa sediada no município de Bady Bassitt/SP, que dá ao material uma destinação ambientalmente correta, possibilitando, assim, a fabricação de novos produtos.
O dinheiro da venda é encaminhado às Associações de Pais e Mestres (APM) de cada escola e revertido em benefício aos alunos participantes da iniciativa, que são premiados, estimulando, assim, sua contribuição com a preservação ambiental. A premiação de fevereiro resultou em uma bicicleta sorteada para o Cemei “Vania Claudia Guerche Grund” e procedimentos de beleza sorteado para o Cemei “Abílio Calile”.
Projeto Maritaca
A iniciativa integra um dos quatro eixos de atuação do Projeto Maritaca de Educação Ambiental e conta com a participação dos alunos da rede municipal de ensino, que são estimulados pelos professores a contribuir com o recolhimento adequado de óleo de cozinha usado.
Desenvolvido por intermédio do educador Abílio Calille Junior, são trabalhadas diversas formas de ensinar com postura reflexiva, coerente e ética, para que as mediações das informações sejam qualitativas e provoquem nos alunos condições para que criem, conscientemente, uma visão de futuro e de mundo que desejam viver. Questões ambientais são abordadas para contemplar, valorizar e perpetuar a natureza e a qualidade de vida.