O objetivo é tornar a visita ao local mais interativa e divertida.
Ir ao museu permite aprender mais sobre a história, conhecer objetos antigos é como “viajar” no tempo, refletindo sobre as evoluções de nossa sociedade. Para tornar a visita ao Museu Municipal “Edward Coruripe Costa”, de Votuporanga-SP, mais agradável e interativo o professor Leandro Ferreira de Oliveira criou um aplicativo gratuito que lê um QR Code e apresenta informações sobre o acervo do museu. No aplicativo é possível ler uma história em quadrinhos sobre a história do município, ver fotos antigas e conhecer a história deste local. Além de informações em texto, o aplicativo faz a locução do acervo, sendo uma ferramenta de inclusão para as pessoas com necessidades especiais. Desta maneira a visita a o museu torna-se um grande aprendizado com os itens do acervo.
“Gosto muito de desenvolver aplicações interativas e ao visitar o museu, pensei em tornar a visita a este local mais interativa e divertida. Pesquisei sobre QR Codes e vi que um aplicativo deste no museu, tornaria a experiência mais imersiva e educativa. Ao ler o código, o visitante aprende sobre o acervo. As explicações aparecem na tela do celular e um locutor informa sobre a obra. Os pequenos se encantam com esta novidade”, explica o professor.
O site do projeto “Museu Digital” (www.votuporanga.sp.gov.br/museu) é um complemento ao aplicativo e possui informações do acervo mais detalhadas, além de fotos históricas, informações sobre o museu, a história de Votuporanga e um espaço para as crianças, com jogos e história em quadrinhos digital. O objetivo do site é ser um acervo digital sobre a história da cidade e fonte de pesquisa para estudantes e interessados pela história do município.
Segundo Silvia Brandão Cuenca Stipp, secretária de Cultura e Turismo de Votuporanga “É de fundamental importância o registro e catalogação da história da cidade. O museu possui um rico acervo com vários objetos históricos e agora, com este projeto, o acesso as informações será ainda maior, e quem sai ganhando é toda a população de nossa cidade”.
O projeto “Museu Digital” foi criado pelo pedagogo Leandro Ferreira de Oliveira e contemplado com o projeto PROAC Município 2019. Este aporte permitiu criar o aplicativo e site. O aplicativo é gratuito já está disponível na loja Google Play.
ProAC Município Votuporanga
O projeto Museu digital é um dos projetos realizados com o apoio do Governo do Estado de São Paulo (Secretaria de Cultura e Economia Criativa), e a Prefeitura de Votuporanga (Secretaria da Cultura e Turismo), por meio do Edital n° 01/2019, do ProAC Município Votuporanga.
QR Code
QR Code, (sigla do inglês Quick Response, resposta rápida em português) é um código de barras bidimensional que pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera. Esse código é convertido em texto (interativo), um endereço URL, um número de telefone, uma localização georreferenciada, um e-mail, um contato ou um SMS. Inicialmente empregado para catalogar peças na produção de veículos, hoje o QR Code é usado no gerenciamento de inventário e controle de estoque em indústrias e comércio. Desde 2003, foram
desenvolvidas aplicações que ajudam usuários a inserir dados em telefone celular (smartphone) usando a câmera do aparelho. Os códigos QR são comuns também em revistas e propagandas, para registrar endereços e URLs. Em cartões de visita, por exemplo, o código QR facilita muito a inserção desses dados em agendas de telefones celulares.
Sobre o autor
Leandro Ferreira de Oliveira é professor, especialista em mídias digitais e mestre em educação. Desenvolve games, sites, aplicativos, histórias em quadrinhos, desenhos animados, vídeos e diversos materiais educacionais. Foi criador do programa “Clube do Saevinho” e da animação “+ Educação”, exibidos pela TV Unifev. Desenvolveu o game “Votucity- Nós fazemos Votuporanga”, game educativo sobre a história da cidade.