Constam nesta lista mais de 500 empresas que não solucionaram as demandas na primeira fase do atendimento.
Constam nesta lista mais de 500 empresas que não solucionaram as demandas na primeira fase do atendimento. Também é divulgado o nome do consumidor e a classificação da reclamação como Fundamentada Atendida ou Não Fundamentada.
De acordo com a Chefe do Procon, Andréa Isabel da Silva Thome, as reclamações finalizadas como Atendidas representam a solução positiva do caso. Já as Não Atendidas são aquelas que o consumidor não obteve sucesso e assim pode buscar amparo no Judiciário.
“O fornecedor tem a oportunidade de solucionar os casos preliminarmente, quando recebe a notificação inicial do Procon. Se isso não ocorre, é agendada uma audiência de conciliação na sede do órgão. O resultado dessas audiências é que servem de base para essa lista divulgada anualmente”, disse Andréa.
Ainda segundo a Chefe do Procon, dos mais de 10 mil atendimentos em 2019, a maioria é solucionada na primeira etapa, sem necessidade de audiência. O índice de solução do Procon de Votuporanga é da ordem de 85% dos atendimentos. Ou seja, quando as empresas respeitam o direito do consumidor, apresentando solução do caso na audiência, a reclamação é arquivada como Fundamentada e Atendida.