qua, 15 de janeiro de 2025

Prevenção: cuidados com as doenças respiratórias devem ser mantidos

cuidados

O médico da Família e da Comunidade do SanSaúde, Dr. Ernesto Hoffman, deu dicas valiosas de como se proteger neste período.

O SanSaúde quer alertar você sobre os cuidados com as doenças respiratórias. Elas são mais prevalentes nesta época do ano, em que o clima está mais frio e o ar mais seco. Queremos que sua saúde seja a prioridade!

O médico da Família e da Comunidade do plano. Dr. Ernesto Hoffman, deu dicas valiosas de como se proteger neste período.

Importância da vacinação

Sempre que são registrados surtos de alguma doença infectocontagiosa, a necessidade de manter a imunização da população volta a chamar a atenção. As vacinas estimulam o sistema imunológico a produzir anticorpos, agentes de defesa que atuam contra os microorganismos que provocam esse tipo de enfermidade. Como ainda não há tratamento específico para o Coronavírus, ressaltamos a importância da prevenção de outras patologias respiratórias evitáveis como a gripe, a meningite e a septicemia. “É muito importante que a carteirinha esteja em dia. A vacina contra a gripe está disponível nos postos de saúde e protege contra Influenza e H1N1, podendo evitar pneumonia, internação e até mesmo complicações assim como as do Coronavírus”, disse.

Medidas fundamentais

Distanciamento social, uso de máscaras e higiene ao tossir e respirar seguem como regras. “Evitem aglomeração e mantenha sempre o ambiente arejado”, complementou.

Cadê o agasalho!

Outro ponto importante é se agasalhar. “Nosso corpo foi projetado para viver em 36,5º. Se diminuir muito a sua temperatura, pode ficar doente. Tomar friagem ou beber gelados não são as causas das doenças respiratórias, transmitidas a maioria com vírus, mas ficar com frio faz com que nosso corpo gaste energia para se aquecer e não para fortalecer nossa imunidade”, frisou.

Alimentação

Todos já sabem que para uma alimentação ser considerada saudável é necessário que ela ofereça os nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo, de forma balanceada, fracionada e saborosa. Deve ser também acessível, variada, colorida e segura. “É necessário alimentar-se bem, ingerindo muito líquido. Escolha mantimentos com vitaminas, principalmente a C e a D têm papel muito importante, se necessário pode usar até mesmo complementos, verifique com seu médico”, concluiu Dr. Ernesto.