Começa na manhã de sexta-feira, 23, a saída temporária de 2.296 presos na região de Rio Preto. Apenas 140 usarão tornozeleira eletrônica. A Polícia Militar vai monitorar em tempo real o restante deles por meio do Projeto Vida.
Quem for pego descumprindo as regras do benefício, volta para a cadeia imediatamente. A última saída temporária do ano vai de sexta-feira até as 16h do dia 3 de janeiro (terça-feira).
Pelo Projeto Vida, a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) envia para a PM os endereços residenciais dos detentos. A polícia recebeu a lista nesta semana.
Os dados de endereço são direcionados para celulares funcionais dos PMs e tablets das viaturas. Ao se aproximarem dos locais, um alerta é disparado, com recomendação para que seja checado se o detento cumpre as restrições impostas durante a saída temporária. Pela regra, os liberados devem passar esses dias de liberdade com os familiares, não podem frequentar bares e estão proibidos de ficar na rua no período noturno.
“Sentenciados em semiaberto, durante a saída temporária, têm a obrigação de recolhimento noturno. Não estão em liberdade. Caso descumpram as regras, regressarão ao regime fechado”, diz o juiz corregedor prisional, Evandro Pelarin.
Diário da Região