qui, 16 de janeiro de 2025

Preocupado com horário de ônibus, estudante vai à escola de mula para prestar o Provão Paulista

2

Isaías Messias da Silva Nunes, de 17 anos, percorreu oito quilômetros com a mula Grafina e trajeto durou cerca de duas horas. Registro inusitado foi em Icém

Preocupado com o horário do ônibus circular, um estudante foi à escola para fazer o Provão Paulista montado em uma mula. A cena registrada em Icém (SP) chamou a atenção de colegas e professores.

A prova foi aplicada nos dias 1 e 4 de dezembro e os portões foram fechados 15 minutos antes do início. Portanto, os alunos deveriam chegar até 13h45 (entenda mais abaixo o que é o Provão Paulista).

Ao g1, Isaías Messias da Silva Nunes, de 17 anos, contou que mora em um sítio, na área rural de Icém, e estava com medo de perder a prova devido ao horário do transporte público.

Por isso, na sexta-feira (1), optou por percorrer os oito quilômetros até o local da prova, na Escola Estadual João Ribeiro da Silveira, montado na mula chamada Grafina. O trajeto durou cerca de duas horas.

Segundo ele, a mula foi emprestada pelo patrão do sítio, no qual Isaías trabalha com a criação de animais e ordenha manual de vacas. Apaixonado pela vida no campo, o sonho do jovem é seguir na área da agropecuária. “O meu patrão quem me emprestou a mula, ele é como se fosse um pai para mim. Eu trabalho com a mula no dia a dia, então já estou acostumado. Vim devagar do sítio até a prova para não cansar muito ela. Todo mundo achou muito interessante”, contou Isaías.

Engana-se quem pensa que o animal deu trabalho enquanto aguardava Isaías prestar a prova. Comportada, a mula aproveitou as quatro horas dentro da escola, em uma área verde, para se alimentar com gramíneas e descansar do trajeto.

Na prova de segunda-feira (4), o estudante conseguiu uma carona com o amigo, de carro, para fazer a prova.

O que é o Provão Paulista?

O Provão Paulista é um novo vestibular seriado anunciado pelo governo estadual em julho, voltado especificamente para estudantes matriculados em redes públicas de ensino.

Cinco instituições de ensino aderiram ao processo seletivo, somando cerca de 15 mil vagas que serão disputadas pelos candidatos:

  • Universidade de São Paulo (USP): 1.500 vagas
  • Universidade Estadual Paulista (Unesp): 934 vagas
  • Universidade Estadual de Campinas (Unicamp): 325 vagas
  • Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp): 2.620 vagas
  • Faculdades de Tecnologia de São Paulo (Fatecs): 10 mil vagas

Como se trata de uma prova seriada, os estudantes fazem o vestibular todos os anos ao longo do ensino médio. Isso quer dizer que um aluno que está no primeiro ano em 2023 precisará fazer a prova também em 2024 e 2025.

Só então sua nota final, baseada no desempenho nas três edições, será calculada para a disputa por uma vaga na graduação. Quem cursa o segundo ano precisará fazer o Provão em 2023 e 2024. Já os que estão no terceiro ano do ensino médio terão apenas as notas desta edição como base de cálculo na concorrência.

De acordo com o Governo de São Paulo, cerca de 1,2 milhão de alunos se inscreveram para realizar o Provão. Desses, 1,7 mil estudam em outros estados. G1