Ação preventiva está sendo promovida visando evitar novos possíveis criadores do Aedes Aegypti, escorpiões e conter a proliferação de doenças como a leishmaniose.
A Prefeitura de Votuporanga, por meio das Secretarias Municipais da Saúde, Obras e Saev Ambiental, está desenvolvendo um grande mutirão de limpeza na região norte da cidade para coletar materiais descartáveis e recicláveis que podem se transformar em criadouros do mosquito Aedes Aegypti no período chuvoso. Moradores dessa região estão sendo comunicados para descartar determinados tipos de materiais nos dias da coleta que variam de acordo com cada bairro.
O trabalho preventivo tem como principal objetivo eliminar novos possíveis criadores do Aedes Aegypti, escorpiões e conter a proliferação de doenças como a leishmaniose, colaborando com a saúde pública em locais mais vulneráveis para transmissão dessas doenças.
Segunda etapa
Na próxima terça-feira (8/10), a partir das 7h, o serviço seguirá para a segunda etapa, que abrangerá o bairro Pozzobon, partindo da Unidade de Saúde da Família “Josephina Pirotello Pesciotto – (Dona Nina)” para o sentido da Avenida Emílio Arroyo Hernandes. Entre os materiais que serão recolhidos estão isopor, plásticos, papéis, metais em geral, pneus e eletrodomésticos.
Na quarta-feira (9/10), também a partir das 7h, será a vez de recolher entulhos, tijolos e telhas. Todo material coletado terá o descarte correto para cada tipo de resíduo.
É importante ressaltar que madeiras, sofás e colchões não estão inclusos e se forem colocados para coleta poderão gerar multa aos moradores.
“A intenção é que o projeto se estenda para bairros da região Sul e, com isso, ao chegar o período de chuvas, esses materiais não se transformem em criadouros”, explicou a responsável pelo Departamento de Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde, Danielli Teodoro Leppos.