Prefeitura realiza capacitação sobre Licitações e Contratos Administrativos

Capacitação foi realizada no Centro de Cultura e Turismo “Marão Abdo Alfagali”, com participação de servidores municipais de todas as Secretarias, responsáveis por realizar licitações.

A Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria da Administração, realizou a capacitação “Licitações e Contratos Administrativos” neste mês, no Centro de Cultura e Turismo “Marão Abdo Alfagali”, localizado no Parque da Cultura. Servidores de todas as Secretarias, responsáveis por realizar licitações, participaram da palestra com o advogado José Carlos Baroni, professor do Instituto Brasileiro de Administração Pública.

O objetivo do encontro foi atualizar os profissionais sobre as exigências e informações no âmbito das licitações e contratos administrativos, como modalidades e tipos, técnicas para elaboração de editais, documentos indispensáveis a serem exigidos e as regras do pregão eletrônico.

João André, Diretor Financeiro do Instituto de Previdência do Município – VotuPrev, afirmou que para funcionários é de extrema importância essa atualização profissional.

Alexandre Venâncio de Lima, Chefe do Departamento Administrativo da Saev, pontuou que a capacitação facilita no dia a dia de trabalho. “O conteúdo abordado aqui envolve o trabalho diário que desenvolvemos. Enriquece o nosso serviço.”

Representando a Procuradoria Geral do Município, a Procuradora Janaina Munhoz afirmou que “a capacitação qualificou ainda mais os procuradores que atuam nesta área de licitação e contratos administrativos. Foi um curso que trouxe as situações práticas vivenciadas diariamente.”

Para Andréa Laridondo Zucareli Santana, Técnica do Executivo VIII da Secretaria da Administração, “a iniciativa foi muito boa, pois toda a equipe pode se qualificar ainda mais. Já tivemos vários cursos, mas voltado para licitação fazia tempo que não era promovido”.

Pregão Eletrônico

O advogado José Carlos Baroni falou também sobre o pregão eletrônico, que se tornará obrigatório, e que, segundo ele, visa eficiência, efetividade e proporcionará melhores condições de compra para o Município. “O recurso é obrigatório no âmbito federal e estadual. No âmbito dos municípios, a adaptação está sendo feita. Em breve, Votuporanga estará utilizando este novo formato.”

Marcelo Pastore, Coordenador do Instituto Brasileiro de Administração Pública (IBRAP), contou um pouco sobre o órgão responsável pela ação. “Sediado em Ribeirão Preto, o IBRAP está há cerca de 23 anos no mercado. Ele veio para ajudar a Administração Pública, trazendo esse serviço para auxiliar com aproximadamente 70 cursos oferecidos. ”

Currículo do palestrante

José Carlos Baroni é Advogado especializado em Direito Administrativo; Professor universitário; Membro e Presidente de Comissões Permanente de Licitações por mais de 25 anos; Atuou como Gerente Administrativo do CEPAM – Fundação Prefeito Faria Lima de São Paulo/SP; Membro de várias Comissões e Grupos de Trabalho envolvendo questão especificamente da Administração Pública; Membro por vários anos de Comissões Processantes de Sindicância; Membro do Conselho de Administração do IBRAP; Consultor autônomo na área administrativa e financeira e autor dos livros: “Defesa nos Tribunais de Contas – Modelos Completos (Minutas). “O Sistema de Registros de Preços – Teoria e prática na implantação e utilização” e “O Pregão em perguntas e respostas”. Editora IBRAP.

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Bem vindo! Faça login na sua conta

    Lembre de mimPerdeu sua senha?

    Lost Password