qui, 16 de janeiro de 2025

Prefeitura participa de reunião sobre medidas de segurança nas escolas

52809598442_f71906a4cb_c

Durante o encontro, as instituições representadas debateram medidas com o intuito de aumentar a segurança no ambiente escolar

A Prefeitura de Votuporanga participou de uma reunião organizada pela Polícia Militar para tratar sobre medidas preventivas de segurança nas escolas na manhã desta terça-feira (11/4). O encontro contou com representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Ministério Público, Diretoria Regional de Ensino, Secretaria Municipal da Educação, Ordem dos Advogados do Brasil, Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Segurança e Conselho Tutelar.

Durante a reunião, as instituições representadas debateram medidas com o intuito de aumentar a segurança no ambiente escolar e passar tranquilidade aos responsáveis. Todos os segmentos se comprometeram a manter vigilância constante, reforçar orientação aos pais, professores e qualquer pessoa da comunidade para que quaisquer informações que tenham sobre possíveis ameaças, façam chegar ao conhecimento dos órgãos envolvidos e, especialmente, à Polícia Militar através do telefone 190, para atendimento imediato e responsabilização dos envolvidos, seja por atos praticados ou por divulgação de notícias falsas.

Estão agendadas para os próximos dias reuniões específicas dos comandantes da Polícia Militar com os diretores das escolas das redes estadual, municipal e particulares. O objetivo principal é a aproximação dos órgãos, bem como integração e alinhamento de condutas entre comunidade escolar e as Polícias.

 

Escola Mais Segura

Em Votuporanga, a Prefeitura mantém, desde 2021, o programa Escola Mais Segura nas unidades de ensino municipal, que contempla inúmeros dispositivos de segurança. São cerca de mil novas câmeras de monitoramento espalhadas por todas as escolas e salas de aula, com Central de Monitoramento instalada na sede da Secretaria Municipal da Educação. Em situações de urgência, as unidades escolares contam com botão do pânico para ser acionado que agilizará na comunicação com a Central de Monitoramento.

O acesso às dependências de todas as escolas também é controlado. Só entram nas unidades, servidores com biometria cadastrada, o que proporciona mais tranquilidade e segurança não só aos pais dos alunos como também às equipes de profissionais.

Os agentes de trânsito da Secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança também continuam reforçando a sinalização nos horários de entrada e saída nas escolas localizadas em pontos de maior movimento de veículos e equipes das unidades escolares realizam a acolhida dos alunos desde a saída do carro dos pais até a entrada nas dependências das unidades.

“Nós nos preocupamos com todas as condições de segurança. Temos profissionais preparados e treinados, tornando nossas escolas mais seguras e estamos em constante avaliação para melhorarmos, dia a dia, as estruturas de nossas escolas. Nossa intenção é propiciar o melhor para a qualidade do ensino a todas as nossas crianças”, disse o prefeito Jorge Seba.