Objetivo é que os servidores sejam multiplicadores das medidas preventivas de combate ao mosquito Aedes Aegypti.
Os servidores municipais da Prefeitura de Votuporanga foram orientados durante esta semana sobre as medidas de combate à dengue, por meio da Secretaria Municipal da Saúde. Na última terça-feira (7/5), o Prefeito João Dado publicou, em edição extra do Diário Oficial Eletrônico, Decreto de número 11.263 que confirmou estado de emergência em saúde pública no Município.
Como forma de intensificar o combate ao mosquito transmissor da dengue, foram adotadas algumas medidas, entre elas as capacitações de servidores realizadas no Paço Municipal, Saev Ambiental, Unidades de Saúde, Secretaria de Obras, Tiro de Guerra e demais órgãos das Secretarias Municipais. O objetivo é que os servidores sejam multiplicadores das medidas preventivas de combate à Dengue.
O Prefeito João Dado afirmou que “tivemos quatro semanas seguidas de incidência de casos maior que o esperado. Nós precisamos ter consciência, que é o fundamental, e a ação de combater o Aedes Aegypti. Nós contamos com a colaboração dos nossos servidores e de toda a população para acabar com a dengue no nosso Município”.
A Chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Danielli Leppos, enfatizou que é durante o calor que o mosquito se reproduz rapidamente, porém os ovos sobrevivem por meses em locais secos, por isso, o cuidado deve ser durante todo o ano. “Mesmo que a água do animal de estimação seja trocada, deve-se lavar o recipiente com escova, água e sabão, porque o ovo do Aedes Aegypti pode ficar alojado na borda e, quando o recipiente encher novamente, ele pode eclodir, gerando novo transmissor. Tudo que acumula água é foco do mosquito e devemos ficar atentos”, explicou.
Como combater o mosquito
– Mantenha a caixa-d’água bem fechada. Coloque também uma tela no ladrão da caixa-d’água;
– Bandejas de geladeira podem acumular água. Fique atento!;
– Não deixe água acumulada sobre as lajes;
– Faça sempre a manutenção de piscinas ou fontes utilizando produtos químicos apropriados;
– Encha os pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda;
– Outra opção para os vasinhos de plantas é lavar uma vez por semana;
– Troque a água de vasos de plantas aquáticas e lave-os com escova, água e sabão semanalmente;
– Mantenha as garrafas com a boca virada para baixo, evitando o acúmulo de água;
– Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada;
– Feche bem os sacos de lixo e deixe-os fora do alcance de animais;
– Pneus devem ser mantidos em locais cobertos. Descarte os pneus velhos em local apropriado;
– Se o ralo não for de abrir e fechar, coloque uma tela fina para impedir o acesso do mosquito à água.
– Lonas usadas para cobrir objetos ou entulhos devem ser bem esticadas para evitar poças d’água.
Votuporanga contra o Aedes Aegypti
Para informações sobre a Dengue e denúncias de imóveis onde podem ser encontrados criadouros do mosquito a população deve ligar para o telefone gratuito do Secez, que é o 0800-770-9786. A Ouvidoria Municipal da Prefeitura também está apta a receber manifestações pelo 0800-770-3590. As ligações são gratuitas.