Conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde, a testagem da população que manteve contato com a pessoa infectada é necessária a partir de dois casos suspeitos em um mesmo ambiente
A Secretária da Saúde, Márcia Reina, explica que em um ambiente fechado, seja em empresas ou órgãos públicos, por exemplo, se notificado um ou dois casos suspeitos de Covid-19, uma equipe da Secretaria da Saúde inicia o processo de investigação do surto. “Se o caso for confirmado, caracteriza-se surto, se descartado, as ações de Saúde são igualmente aplicadas”.
De acordo com a Secretária, a testagem da população que manteve contato com a pessoa infectada é necessária a partir de dois casos suspeitos em um mesmo ambiente. “Toda a população exposta que está dentro de uma determinada área junto com esse caso é testada. Vamos lembrar que, o fato de ter cruzado com uma pessoa infectada não significa que haverá testagem, pois já é esperado que todos estejam trabalhando ou que todos saiam de suas residências de máscara, mantenham os locais arejados, lavem sempre as mãos, tomem cuidado ao tocar as superfícies e usem frequentemente o álcool gel 70%. Por isso, é importante sair somente quando necessário para evitar deslocamentos e evitar contato com pessoas que possam transmitir a doença”.
Para o Prefeito João Dado, o Município tem atuado firmemente de modo a combater a propagação da doença. “É importante que nos preservemos com máscaras, com a lavagem e higienização adequadas das mãos, evitando aglomerações. Nós, como gestores públicos, devemos trabalhar exatamente para que a velocidade da propagação do vírus seja a menor possível para que tenhamos condições de tratar todas as pessoas que necessitem de atendimento hospitalar”.