qua, 15 de janeiro de 2025

Prefeitura de Andradina sanciona lei que proíbe soltura de pipas e similares  

PIPA

Enquanto a prefeitura não cria e regulamenta locais específicos, atividade está totalmente proibida dentro da cidade. Decisão foi tomada após jovem em moto morrer ao ter pescoço atingido por linha com cerol. 

A Prefeitura de Andradina/SP sancionou uma lei que proíbe a soltura de pipas, papagaios e similares dentro da cidade. Com isso, o município tem um prazo de 90 dias para criar e regulamentar áreas onde será liberada a soltura. A lei foi sancionada no dia 13 de junho. 

A proposta surgiu depois que uma jovem, de 24 anos, morreu no dia 30 de março deste ano ao ter o pescoço cortado por uma linha com cerol de uma pipa que caiu na rodovia Marechal Rondon (SP-300). 

Segundo a Polícia Rodoviária, a vítima estava na garupa de uma moto quando o acidente aconteceu. Adolescentes soltavam pipa nas proximidades da pista. Eles foram levados para a delegacia, ouvidos e liberados. 

De acordo com o município, a ideia com a nova lei é que a atividade seja praticada em locais específicos para facilitar a fiscalização do uso de cerol e evitar que mais acidentes aconteçam. 

Enquanto a prefeitura não cria e regulamenta esses locais, a atividade está totalmente proibida dentro da cidade, sob pena de multa de um salário mínimo. 

Em caso de menor de idade, os pais ou responsáveis é que serão multados. Os estabelecimentos flagrados vendendo linha de cerol ou outros tipos de linha com cortante podem ser multados em dois salários mínimos. 

O valor arrecadado com as multas deve ser revertido para campanhas educativas do município. 

A prefeitura também informou que já está buscando essas áreas para que a atividade seja realizada, já que o período de férias está começando. 

FONTE: Informações | G1