A Prefeitura de Buritama (SP) assumiu a administração da Santa Casa a partir desta quinta-feira (3), após constatar diversas irregularidades, incluindo negligência médica e falta de prestação de contas. A medida foi tomada após a morte de uma criança de seis anos, que foi atendida três vezes no pronto-socorro com fortes dores na barriga e liberada nas duas primeiras consultas.
A intervenção, publicada no Diário Oficial do Município, afastou a antiga administração e nomeou o advogado David de Brito Santos como interventor. Uma comissão de quatro pessoas o auxiliará na gestão da Santa Casa.
A prefeitura alega que foram encontradas mais de 20 irregularidades, incluindo a morte da criança e de outro paciente por dengue em maio do ano passado, além de problemas na prestação de contas e atraso no pagamento de funcionários.
A Santa Casa é o único hospital de Buritama e atende também pacientes de cidades vizinhas. A prefeitura informou que os atendimentos estão normalizados e não haverá mudanças no quadro de funcionários. Os antigos administradores disseram que estão tomando providências, mas não se manifestaram sobre o caso.