No último sábado (18/7) mais de 80% dos leitos UTI estavam ocupados, e os leitos de enfermaria estavam com 140% de ocupação, muito acima da capacidade no Município.
“A situação do Município é crítica. No último sábado (18/7), mais de 80% dos leitos UTI estavam ocupados, e os leitos de enfermaria foram superados em sua totalidade, com 140% de ocupação, muito acima da capacidade”, disse o Prefeito Dado.
Para tanto, no encontro, a elaboração conjunta de um requerimento solicitou recursos financeiros ao Governo do Estado para a aquisição de 20 leitos adicionais em enfermaria para o Mini-Hospital do Pozzobon “Fortunata Germano”, na Zona Norte. O documento solicitou ainda a criação de 4 leitos UTI e 6 em ala, por período de 60 dias, para o Hospital Unimed, visando a ampliação da estrutura de atendimento e internação de pacientes com o Coronavírus em Votuporanga.
O ofício foi assinado e expedido ao Governador do Estado, João Doria, ao Secretário Marco Vinholi, ao Secretário de Saúde do Estado, José Henrique Germann, e, também, ao Deputado Estadual e Líder de Governo do Estado de São Paulo na Assembleia Legislativa, Carlão Pignatari.
O requerimento foi assinado pelos prefeitos de Votuporanga, Valentim Gentil, Álvares Florence, Américo de Campos, Cardoso, Cosmorama, Floreal, Magda, General Salgado, Macaubal, Monções, Nhandeara, Parisi, Pontes Gestal, Riolândia, Sebastianópolis do Sul e Gastão Vidigal.
“À medida que nosso hospital de referência, que é a Santa Casa, está em estado crítico, e o Hospital de Base de Rio Preto também já se encontra em uma situação crítica, com mais de 80% dos leitos de UTI utilizados, precisamos criar novos leitos de ala. Por meio desse documento, nossa intenção é atender a nossa população nesse momento de epidemia”, destacou o Prefeito João Dado.
O encontro realizado no Centro de Cultura e Turismo “Marão Abdo Alfagalli” também contou com a participação do Bispo da Diocese de Votuporanga, Dom Moacir Aparecido de Freitas.
Distanciamento Social
Foram discutidas e deliberadas em decisão unânime, a ampliação do distanciamento social, com a suspensão das atividades de comércio e serviços essenciais e não essenciais aos domingos, a partir do próximo dia 26 de julho, na tentativa de reduzir a velocidade de propagação do Coronavírus. Portanto, todos os prefeitos presentes no ato se comprometeram a aderir a estratégia nesta ação integrada.
Primeira mobilização
No dia 2 de junho, o Prefeito João Dado já havia se reunido com os mesmos 16 Prefeitos da região, que assinaram um Ofício em conjunto solicitando com urgência, ao Governo do Estado de São Paulo, a ampliação de leitos hospitalares e de UTI direcionados para pacientes da Covid-19. Já no dia 4 do mesmo mês, atendendo ao requerimento dos Prefeitos, o Governo do Estado de São Paulo confirmou a ampliação de mais 8 leitos de UTI para Votuporanga nos atendimentos de Covid-19, que passaram a funcionar neste mês na Santa Casa de Votuporanga.
Na oportunidade, a confirmação foi dada pelo Secretário de Desenvolvimento Regional do Governo de São Paulo, Marco Vinholi, e pelo Deputado Estadual e Líder do Governo de São Paulo na Assembleia Legislativa, Carlão Pignatari.