qua, 15 de janeiro de 2025

Prainhas da região devem receber 100 mil turistas no verão

2

Está oficialmente aberta a temporada de verão nas prainhas da região de Rio Preto. Além do merecido descanso após mais um ano de trabalho, os turistas que visitarem as prainhas do Noroeste Paulista descobrirão novidades, como melhorias na orla, novas opções de passeios de barco e até poderão ter a oportunidade de pescar um pirarucu – maior peixe dos rios da Amazônia – que invadiu o rio Grande.

Na região, 12 cidades se destacam pelas suas prainhas de água doce. Sales, Cardoso, Mendonça, Pereira Barreto e Santa Fé do Sul são as opções mais procuradas, entretanto, outras cidades também oferecem o sossego às margens do rio, com prainhas que têm área de camping, restaurantes e estrutura para acomodação.

Com expectativa de receber 100 mil turistas durante o verão, as prainhas são opção dos moradores da região. Mas também é escolha de paulistanos que procuram no interior uma opção de passeio tranquilo durante as férias e que visitam familiares.

Segundo o secretário de turismo, esporte e eventos de Sales, Donizeti de Oliveira, a expectativa é que a população do município dobre durante o verão. “Trabalhamos com a previsão de dobrar a nossa população em janeiro. Tanto que estamos com hotéis e pousadas com 100% da capacidade, sem contar ranchos e chácaras. Para você ter ideia, temos aproximadamente 6,5 mil habitantes. Nossa expectativa, é ter 13 mil pessoas durante o verão”.

A região é cortada por três grandes rios – Tietê, Paraná e Grande. As cidades com prainhas enxergam nas águas uma ótima oportunidade para o crescimento da economia. Em Santa Fé do Sul, por exemplo, além de se banhar no rio Paraná, os turistas podem visitar o Aquário Municipal, um dos quatro museus do município ou realizar passeios em embarcações. Sem contar, os tradicionais restaurantes na orla que oferecem diversos pratos típicos.

Em Cardoso, uma novidade no Complexo Turístico Leandro Trindade da Silveira, tradicionalmente conhecido como prainha artificial, é a pesca do pirarucu. O peixe da Amazônia está sendo pescado, principalmente, no trecho do rio Grande entre a Hidrelétrica de Água Vermelha, na divisa de Ouroeste e Iturama (MG), e a Hidrelétrica de Marimbondo, entre Icém e Fronteira (MG).

“Outra novidade é que estamos com internet 100% gratuita para os visitantes. Fizemos um investimento em câmeras de segurança e de distribuição de internet em nosso complexo turístico”, afirmou Eder Gustavo Luiz da Silva, secretário de esporte e turismo de Cardoso.

Para quem gosta de ecoturismo, Indiaporã e Mira Estrela são referências. Já Ilha Solteira é conhecida pelo seu tradicional passeio de veleiro e pela extensa programação cultural na orla do rio Paraná durante o verão.

Cuidados

Quem vai entrar na água também deve redobrar os cuidados neste verão. Entre as dicas do Corpo de Bombeiros para evitar afogamentos estão nunca mergulhar em águas desconhecidas, pois você não conhece a profundidade, irregularidades do terreno, nem o que está submerso (tronco de árvore, enrosco, pedras, etc); não permitir de forma alguma que as crianças permaneçam sem supervisão de um adulto quando estiverem próximas a ambientes aquáticos (praia, rios, lagos ou piscinas); e sempre colocar colete flutuador ou boias de braços em crianças pequenas e em pessoas que não sabem nadar. Além disso, os bombeiros recomendam evitar águas profundas, mantendo a água no máximo na linha da cintura, como diz o velho ditado: “água acima do umbigo é sinal de perigo”.

ADOLFO

O Centro de Lazer do Trabalhador, que abriga a Praia Municipal de Adolfo, é um dos atrativos naturais mais visitados da região de Rio Preto, às margens do Ribeirão da Fartura (braço do rio Tietê), cujo destaque são os ranchos existentes nos loteamentos e um pôr do sol que proporciona aos fotógrafos um deleite visual na chamada hora mágica.

Distância: 73 km de Rio Preto

Quando funciona: todos os dias

O que oferece: quiosques, área de camping, chalés, banheiros, restaurantes, pista para caminhada e campo de futebol. Além das áreas para aluguel de chalés, Adolfo também possui locais próprios para os adeptos do camping (com capacidade para 200 barracas), além de opções de hospedagem em pousadas e hotéis.

Contato: (17) 3814-9020

ILHA SOLTEIRA

Às margens do rio Paraná está a Praia Catarina, com infraestrutura toda voltada ao lazer e mergulho e, próxima dali, já na margem esquerda do rio São José dos Dourados, está a Marina, onde os turistas podem praticar windsurfe ou andar de jet-ski. O Parque Balneário de Ilha Solteira possui mais de 100 hectares.

Distância: 247 km de Rio Preto.

Quando funciona: todos os dias.

O que oferece: a Marina possui infraestrutura voltada para praticantes de windsurfe, jet ski, prancha à vela, barcos a motor e lanchas. O local também possui bar e lanchonete. Já a Praia Catarina é voltada para famílias que desejam curtir a natureza. O local possui águas calmas e límpidas, próprias para o mergulho.

PEREIRA BARRETO

A Praia Municipal “Pôr do Sol” é uma das mais procuradas da região de Rio Preto. O nome faz jus a sua fama: um pôr do sol esplendoroso. No local, o turista pode aproveitar porções de várias espécies de peixes, como o tucunaré, a tilápia e o porquinho. Também é possível conhecer as casas coloridas às margens do rio Tietê.

Distância: 188 km de Rio Preto.

Quando funciona: todos os dias.

O que oferece: local oferece lanchonetes, quiosques com churrasqueira, pia, mesas e bancos de concreto. Para quem gosta de se exercitar, a opção é a pista de skate, o playground e a tradicional ciclovia às margens do rio Tietê.

Contato: (18) 3704-5620

SANTA ALBERTINA

Localizado às margens do rio Grande, o Balneário Municipal Antônio de Souza Barboza é dotado de quiosques com churrasqueira e sanitários com duchas. O Balneário fica a 10 km do centro urbano do município e é um excelente local para passar momentos de lazer. O tradicional porto de Santa Albertina permite aos turistas andarem de balsa e atravessar o rio Grande em direção a Carneirinho (MG).

Distância: a 178 km de Rio Preto

Quando funciona: todos os dias

O que oferece: local conta com quiosques com churrasqueiras, restaurante e uma grande área verde

Contato: (17) 99642-5082

SANTA FÉ DO SUL

Conhecida até fora do Brasil, a prainha de Santa Fé do Sul recebe milhares de visitantes durante o verão. O Parque Ecoturístico das Águas Claras, eleito pelos visitantes como uma das sete maravilhas da Região Turística entre
Rios, convida o turista para uma reflexão entre homem e natureza.

Além da prainha, há outros espaços na cidade como o Parque Ecológico Governador Engenheiro Mário Covas e o Parque da Fepasa, com várias atividades. Se o turista curte tirar fotos de animais em seus habitats, a vegetação no entorno de Santa Fé do Sul possibilita avistar espécies como a arara-canindé, a garça-branca-grande, o tamanduá-bandeira e o macaco-prego.

Distância: 187 km de Rio Preto

Quando funciona: todos os dias

O que oferece: o Parque Ecoturístico das Águas Claras tem prainha, quadra de areia, local de eventos, duchas, além de área de camping. A orla da cidade possui mais de 500 ranchos, muitos deles disponíveis para o aluguel, o que atrai grande número de adeptos da pesca esportiva, tendo como destaque entre os peixes o tucunaré. Aos turistas que desejam conhecer o entorno de lagos, rios e curtir um grande pôr do sol, há empresas que oferecem passeios náuticos em barcos e lanchas.

Contato: (17) 3631-2658

UBARANA

O Centro de Lazer Gentil Moreira, mais conhecido por seus visitantes e pela população local como Prainha de Ubarana, está localizado a 4 quilômetros do município. As águas do Tietê que chegam límpidas no local favorecem na formação de mais de 400 metros de prainha. O surgimento da prainha de Ubarana se deu devido ao represamento do rio Tietê para a construção da Usina Hidrelétrica Mário Lopes Leão, situada no município de Promissão (SP).

Distância: 60 km de Rio Preto

Quando funciona: todos os dias.

O que oferece: quiosques, área de camping, chalés, banheiros, restaurantes, pista para caminhada e até campo de futebol. O local é responsável por atrair um número significativo de visitantes semanalmente, que buscam o local para lazer, descanso, confraternizações, esportes náuticos e contato com a natureza.

Contato: (17) 3807-8707

BURITAMA

Banhado pelo rio Tietê e pelo ribeirão Santa Bárbara (afluente do Tietê), Buritama tornou-se um local para o turismo de lazer e entretenimento. Como a cidade está em uma área privilegiada por causa dos rios que circundam, o turista pode visitar o parque Turístico João Simão Garcia (prainha), ilha dos pescadores, Usina Hidrelétrica Nova Avanhandava, ranchos, fazer passeio no barco Odisseia, praticar corrida e apreciar comidas típicas como quenga (feita a base de milho verde) e peixes.

Distância: 102 km de Rio Preto

Quando funciona: todos os dias.

Quanto: gratuito.

O que oferece: o local conta com quiosques com churrasqueiras, banheiros com duchas, área de camping e campo de futebol. A prainha também possui bares e restaurantes.

Contato: (18) 3691-9200

INDIAPORÃ

Conhecida pelas suas belezas naturais, a prainha de Indiaporã fica a 13 quilômetros da cidade e leva o turista ao encontro com a natureza. Indiaporã é destino ideal para quem busca tranquilidade e sossego em um mesmo lugar, como banho em águas calmas e variedade em peixes para os amantes de uma boa pescaria. Na cidade, também não faltam opções de ecoturismo.

Distância: 160 km de Rio Preto

Quando funciona: todos os dias.

O que oferece: campo de futebol, quadras de vôlei iluminada, esportes náuticos. O local também dispõe de quiosques, chalés, sanitários coletivos, duchas, lanchonete, piscinas e área para camping com energia elétrica.

Contato: (17) 99701-6724

MIRA ESTRELA

É considerada um refúgio para os moradores da região com uma área de 7,2 hectares. O diferencial da prainha de Mira Estrela é seu formato de ilha. Totalmente arborizada com área para camping e lago para banho, a prainha ainda presenteia seus visitantes com um belíssimo pôr do sol. É visitada por, aproximadamente, 2,1 mil pessoas nos finais de semana, atingindo um montante de 8,4 mil pessoas nos feriados prolongados.

Distância: 150 km de Rio Preto.

Quando funciona: todos os dias.

O que oferece: local conta com chalés, quiosques, restaurante e portaria com total segurança. Para as crianças, o local disponibiliza uma grande área verde, com brinquedos e campos de futebol.

Contato: (17) 3846-1163

CARDOSO

Localizado a 2,5 quilômetros do Centro de Cardoso, o Complexo Turístico Leandro Trindade da Silveira (Prainha Artificial) foi criado por inundação devido à construção da barragem da Usina Hidrelétrica de Água Vermelha. Banhado pelos rios Grande, Turvo e Marinheiro. A cidade também conta com uma área onde o turista pode acampar e fazer piquenique.

Distância: 120 km de Rio Preto

Quando funciona: todos os dias

O que oferece: o local conta com quiosques com churrasqueiras, energia elétrica e duchas. A área é cercada, e possui área de camping. Boa opção para prática de esportes náuticos, pescaria e lazer com família e amigos.

Contato: (17) 99733-9086

MENDONÇA

Para o turista que busca sossego, diversão e belas paisagens em meio à fauna e flora a opção é a praia Barra Mansa, mais conhecida como prainha de Mendonça, com capacidade para receber até cinco mil pessoas. O turista também encontra locais próximos ao rio para a observação da fauna e da flora local.

Distância: a 52 km de Rio Preto.

Quando funciona: todos os dias

O que oferece: o visitante vai encontrar três quilômetros de areia com infraestrutura de banheiros, salva-vidas, quiosques, espaço para futebol de praia, piscinas com tobogã, lanchonete e área de camping.

Contato: (17) 3248-9000

SALES

A fama das três prainhas de Sales – Cervinho, Torres e Richelieu – já chegou a todos os cantos, uma vez que elas são procuradas por turistas de várias regiões do Brasil. A cidade é banhada pelos rios Tietê e Cervinho, atraindo adeptos da pesca, dos esportes náuticos ou aqueles que vão em busca de descanso e lazer.

Distância: 80 km de Rio Preto.

Quando funciona: todos os dias.

O que oferece: a prainha do Cervinho oferece ao visitante uma infraestrutura com lanchonete, churrasqueira, quiosques, área de camping arborizada e sanitários. O córrego, de oito quilômetros de extensão por 600 metros de largura, é apropriado para a prática de jet-ski. Entretanto, o xodó turístico de Sales é a prainha do Torres, sendo o local mais visitado. Já a prainha do Richelieu conta com centro de eventos, praça de alimentação, palco para shows e lojas de conveniência. A opção da gastronomia local fica por conta do peixe assado na folha de bananeira.

Contato: (17) 3557-9100

Diário da Região