Serviços do Detran.SP tiveram tempo médio de espera abaixo de 15 minutos
Em parceria com o Detran.SP, o Poupatempo promoveu neste sábado (18), o primeiro mutirão para renovação de CNH do mês de março.
Foram 9.480 atendimentos nas 225 unidades do Estado, sendo que 90% dos serviços do Detran.SP foram concluídos com tempo médio de espera abaixo de 15 minutos.
No total, somando todos os atendimentos realizados no dia, de órgãos como o IIRGD (Polícia Civil), de veículos do Detran.SP, além da Sabesp, prefeituras, entre outros, os postos contabilizaram 16,5 mil solicitações atendidas em mesa.
No próximo dia 25 de março, o Poupatempo também fará uma nova ação para ajudar os condutores que precisam renovar a CNH. A grade de agendamentos será disponibilizada no dia 22/3.
Por conta do prazo estendido para renovação por deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), os motoristas com as CNHs vencidas em JULHO de 2022 devem atualizar o documento até o final deste mês.
Já aqueles com vencimentos a partir de janeiro passam a seguir o cronograma habitual de renovação, conforme a data prevista em cada documento. Exemplo: CNHs vencidas em março devem ser renovadas em, no máximo, 30 dias após o vencimento ou 30 dias antes da validade.
Agendamento obrigatório
Para o atendimento presencial no Poupatempo é obrigatório o agendamento, que é gratuito e deve ser feito nos canais oficiais do programa – portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital, totens de autoatendimento e assistente virtual “P”, disponível também no WhatsApp pelo número (11) 95220-2974.
Renovação simplificada
Realizada preferencialmente de forma remota, seja via Poupatempo ou nos canais do Detran.SP. Para isso, o motorista só precisa seguir o passo a passo do atendimento online e realizar exame médico na clínica indicada. O novo documento será enviado pelos Correios ao endereço de cadastro da CNH.
Como fazer a renovação da CNH
Basta acessar o portal www.poupatempo.sp.gov.br ou aplicativo Poupatempo Digital, clicar em Serviços > CNH > Renovação de CNH. Após confirmar ou atualizar os dados, o motorista agenda o exame médico em uma clínica credenciada indicada pelo sistema.
Quem exerce atividade remunerada ou optar pela inclusão desta modalidade na CNH também precisa passar por avaliação psicológica e será direcionado a um profissional credenciado.
Após a aprovação nos exames, é necessário pagar a taxa de emissão e aguardar as orientações que serão enviadas por e-mail pela Senatran para acessar a CNH Digital. Ela tem a mesma validade do documento físico e fica disponível pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O código de segurança para acessar a CNH digital também pode ser consultado nos canais eletrônicos do Poupatempo.