Durante o treino, policiais se passaram por criminosos que invadiam uma joalheria e faziam os funcionários de reféns; objetivo é preparar policiais para ações reais de intervenção.
Nesta quinta-feira (6), a Polícia Militar realizou uma ação de simulação contra assalto no Shopping Iguatemi, em São José do Rio Preto/SP, com envolvimento de funcionários, socorristas e seguranças do centro comercial de vendas. A intenção é reproduzir estes treinamentos em outros quatro shoppings da cidade.
Durante a ação, policiais simularam passar por um grupo criminosos que invadia uma joalheria. Após serem cercados pela polícia, eles mantiveram funcionários como reféns, sob a mira de armas. O treinamento durou das 7h às 9h, antes da abertura do atendimento ao público.
Segundo o comandante do BAEP (Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar) de Rio Preto, coronel Pedro Rodrigues, a intenção do simulado é a de preparar as equipes para enfrentamentos semelhantes ao ataque ao hipermercado Wallmart, ocorrido em dezembro de 2016.
“Queremos treinar nossas equipes e os funcionários dos shoppings de como lidar com estas situações violentas. Todos precisamos estar preparados a qualquer momento para enfrentar ações criminosas na cidade”, diz o comandante.
A Polícia Militar informou que aguarda contato do Riopreto Shopping, Shopping Plaza Avenida, Shopping Cidade Norte e Praça Shopping para agendar novas simulações de treinamento.
FONTE: DIÁRIO DA REGIÃO