O caso foi registrado em São José do Rio Preto (SP), na quarta-feira (4). De acordo com o boletim de ocorrência, a vítima morava em Três Fronteiras (SP) e tinha 10 meses de vida.
A Polícia Civil vai investigar um caso de maus-tratos contra um bebê, de 10 meses, que morreu horas após dar entrada no Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de São José do Rio Preto (SP), na quarta-feira (4).
De acordo com o boletim de ocorrência, João Miguel Lopes Sampaio chegou à instituição de saúde em estado grave, acompanhado da mãe, após ser transferido do município de Três Fronteiras (SP).
O paciente foi encaminhado à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com diagnóstico de infecção na abdominal, hemorragia intraparenquimatosa e coma arreativo. Ao ser questionada, a mãe disse que a criança sofreu uma queda de um cercadinho infantil, mas não soube informar a data exata do trauma. Ainda segundo ela, o filho não perdeu a consciência após o tombo.
Ao constatarem divergências no trauma alegado com o resultado dos exames, a instituição abriu protocolo para investigar maus tratos e comunicou a polícia.
A criança teve complicações e morreu às 21h30 de quarta-feira.
Segundo a ocorrência, a mãe tem crises convulsivas e faz uso de medicamentos e acompanhamento psiquiátrico.
O Conselho Tutelar de Rio Preto foi acionado e acompanha o caso. A polícia iniciou as investigações.
Em nota à TV TEM, o centro de referência para atendimento de vítimas de violência e o HCM esclarecem que a equipe multidisciplinar não promove julgamento dos casos, limitando-se a fazer as notificações compulsórias de situação de suspeita aos órgãos oficiais, em conformidade com os protocolos legais e institucionais. O HCM informou ainda que, em virtude do sigilo de dados imposto pela LGPD, não divulga ou manifesta-se sobre casos clínicos de pacientes.