ter, 15 de abril de 2025

Polícia Federal fecha posto e obriga rio-pretense a peregrinar atrás de passaporte

Polícia Federal fecha posto em shopping e espera por passaporte aumenta. Tem gente indo para Jales ou Araçatuba para conseguir o documento, já que a demora em Rio Preto não é menor do que 30 dias

A dificuldade para agendar o pedido de passaporte pela Polícia Federal em Rio Preto tem feito rio-pretenses apelarem para os postos em Araçatuba e Jales para agilizar o processo. A lentidão para obter o passaporte acontece justamente no momento em que o turismo internacional tem voltado com tudo, após o fim das barreiras impostas pela pandemia na maioria dos países, principalmente nos Estados Unidos e na Europa. Além disso, o dólar baixou nos últimos dias.

Além do aumento da procura, em Rio Preto há outro complicador: a PF fechou o posto de emissão de passaporte que ficava no Plaza Avenida Shopping, na avenida José Munia, com o fim do contrato de locação do espaço no centro comercial.

Por enquanto, a emissão está sendo feita dentro da Delegacia da Polícia Federal, no Jardim Alto Alegre, próximo ao Tiro de Guerra, à margem da BR-153. A situação deve permanecer assim até que seja instalado posto mais amplo em nova delegacia da PF, que está sendo construída perto do Aeroporto de Rio Preto.

Para tirar o passaporte, o primeiro passo é preencher um formulário online no site da PF. Como passo seguinte, é necessário pagar um boleto com a taxa de emissão do documento. Quitada essa etapa, a pessoa escolhe em qual posto da PF vai comparecer pessoalmente para entregar a documentação exigida. É neste ponto que começa o calvário, porque não há data disponível na PF de Rio Preto.

Sócia-proprietária da agência de turismo LA Viagens, Lara Accorsi tem orientado seus clientes a procurarem as delegacias da PF em Jales e Araçatuba. “Está muito difícil de você agendar e a gente não tem notícia de quando isso vai ficar normal. Você entra no sistema e a informação é de que o agendamento está indisponível para marcar a data”, diz a empresária.

Lara afirma que antes, fazia o agendamento já para a próxima semana para entregar a documentação exigida, depois aguardava mais sete dias para ter o passaporte em mãos. “Recentemente, teve uma cliente que conseguiu, mas teve de aguardar um mês. Agora, a gente envia o pedido para Jales. Lá tem agendamento para o final do mês de abril”, afirma a empresária.

Isabel Prado, agente de turismo da Zizatur, por precaução, já está enviando os clientes para Araçatuba e Jales para solicitar o passaporte. “De uma semana para cá, o pessoal tem procurado muito para solicitar novo passaporte, mas estamos fazendo deste jeito para obter o documento de forma mais rápida” afirma a agente.

Conforme apurado pelo Diário, o atraso na emissão de passaportes na PF de Rio Preto é causado principalmente pela redução de quatro para duas máquinas de impressão do documento. A diminuição aconteceu, porque o espaço onde o posto está instalado, dentro da delegacia, só comporta essa quantidade de equipamentos.

Além disto, entre os dias 23 e 31 de março, houve um problema no sistema nacional de reconhecimento de pagamento da guia do passaporte. O problema ocorreu em todo o País, mas já foi solucionado.

A partir de julho deste ano, vai ser instalado um novo posto de atendimento, na nova delegacia da PF, a ser inaugurada, nas proximidades do Aeroporto de Rio Preto.

PASSAPORTE
O que é?

O passaporte é um Documento de Viagem que identifica o viajante em outros países. Nele são registradas entradas e saídas, vistos e autorizações

Para tirar o passaporte, é preciso:

Reunir a documentação necessária: documento de identidade (RG, Carteira de Trabalho, CNH), CPF, certidão de nascimento ou casamento

Preencher formulário, no site da Polícia Federal (www.gov.br/pf) para solicitar o passaporte. São pedidos dados pessoais, números de documentos, entre outros

Pagar a taxa de emissão do passaporte – a comum é R$ 257,25 e a de urgência e emergência é R$ 334,42

Após a compensação do pagamento, é preciso fazer o agendamento na Polícia Federal. O sistema indica as cidades com postos, bem como os dias e horários livres para agendamento em cada um deles

Compareça ao posto da Polícia Federal com a documentação necessária (item 1) e retire seu passaporte.

Marco Antonio dos Santos – diarioweb.com.br

Compartilhe!