A equipe da Atividade Delegada da Polícia Ambiental de Votuporanga flagrou um descarte de entulho em área de preservação.
Os policiais constataram o fato no bairro Pró Povo, onde um veículo que puxava uma carretinha acoplada, estava com a tampa aberta, voltada em direção da margem de um maciço florestal.
No local estavam sendo descarregados resíduos de construção civil por dois homens ocupantes do veículo.
Indagados sobre o descarte irregular de entulhos no local, informaram que estavam jogando os citados materiais no local para recompor o barranco que estava se desmanchando, devido a erosão existente.
Na carretinha havia aproximadamente 1m³ de entulhos, que foram impedidos de serem despejados integralmente no local, devido a ação preventiva da Equipe Ambiental de Atividade Delegada.
DESTAQUE
É importante ressaltar que o descarte de resíduos sólidos deve ser realizado na seguinte conformidade:
Construção civil até 1m³ por habitante, mais que isso é considerado resíduo comercial e deve ser direcionado para empresas particulares que fazem o gerenciamento de resíduos.
O descarte de móveis por exemplo pode ser realizado nos Ecotudos, distribuídos pela cidade.
E por fim, o morador que desejar direcionar lixo doméstico, além da coleta de lixo rotineira, deve levar o material para a empresa Shalom.
Todo e qualquer descarte fora desses moldes é considerado descarte irregular de resíduos sólidos e a prática é passível de multa.