qui, 16 de janeiro de 2025

Pesquisa de satisfação do usuário aponta que UPA 24h possui bom atendimento

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O levantamento é realizado por meio do Serviço de Atendimento ao Usuário da própria Organização Social de Saúde (OSS).

De acordo com dados coletados por pesquisa de satisfação de usuário, a Unidade de Pronto Atendimento “Dr. Diorandi Figueira da Costa” (UPA 24 horas) de Votuporanga possui um bom atendimento. Mensalmente, os usuários ou familiares que utilizaram os serviços das Unidades de Saúde da cidade gerenciadas pela OSS, incluindo a UPA, são abordados por esta pesquisa de satisfação para avaliar a qualidade dos serviços prestados.

Os números referentes aos cinco primeiros meses deste ano avaliaram recepção, atendimento da enfermagem, atendimento médico, limpeza da unidade, instalações físicas, encaminhamento para outros serviços e tempo de espera (recepção, atendimento da enfermagem e atendimento médico).

Auditoria realizada pela Secretaria de Transparência e Controladoria Geral do Município, apontou que os dados são levantados por meio de entrevistas por amostragem e a abordagem é realizada na própria unidade e também por telefone. De 100 pessoas entrevistadas, em média, 84 apontaram como bom o tempo de espera na recepção e 82 como bom o tempo de espera por atendimento da enfermagem.

A UPA 24 horas segue os atendimentos de acordo com a classificação de risco do HumanizaSUS do Ministério da Saúde, sendo que o tempo de espera é de acordo com o volume de atendimento no plantão e de acordo com o número de casos urgentes e emergentes que adentram ao serviço. As classificações são: vermelho (emergência – imediato), amarelo (urgente – espera meia hora) e azul (não urgente – espera até 4 horas).

A auditoria também levantou o número de consultas realizadas na Unidade, demonstrando que de janeiro a abril deste ano a UPA 24 horas atuou acima de sua capacidade de atendimento. De acordo com os dados, a meta de atendimentos por mês é de 5.625, com meta mínima de 4.781 consultas. No entanto, em janeiro foram realizadas 7.482 consultas; em fevereiro foram 7.009; em março foram 8.421; e em abril foram 9.115 consultas.

“Os números demonstram que, mesmo em períodos críticos como no início do ano por conta do estado de emergência em saúde pública após o registro de inúmeros casos de dengue no Município, a UPA atendeu acima de 100% de sua capacidade. O número de atendimentos chegou a 162% na Unidade”, apontou o relatório final do processo.

De acordo com o Secretário Municipal de Transparência e Controladoria Geral, Ronaldo Armando de Mattos, uma vez considerados os documentos e o relatório quadrimestral de produtividade, e ainda, a pesquisa de satisfação, verifica-se um cenário de ótima qualidade na prestação de serviços da Unidade de Pronto Atendimento. “Vale ressaltar que a pesquisa foi realizada durante um período em que o Município enfrentava um de seus maiores desafios com o período de transmissão de dengue, com elevadíssimo número de atendimentos que resultaram em espera de tempo considerável para a realização do atendimento. É fato, também, que a estrutura física encontrada, assim como sua manutenção, é merecedora de elogios e louvor”.

Caixa de sugestões

Para garantir o melhor atendimento à população, a Unidade também possui a “Caixa de Sugestões” para depósito de manifestação que são avaliadas pela OSS. Adotam-se como manifestações reclamações, sugestões, elogios e solicitações de informações.

Fiscalização Ordenada

No primeiro semestre deste ano, a Unidade de Pronto Atendimento “Dr. Diorandi Figueira da Costa” (UPA 24 horas) ainda recebeu a equipe do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo para a V Fiscalização Ordenada. A visita levanta e avalia o nível de qualidade de serviço oferecido ao cidadão nos serviços públicos de Saúde, onde a Unidade deve estar comprometida com a satisfação de seus usuários, englobando condições físicas adequadas e o satisfatório atendimento ofertado pelos profissionais.

De acordo com o resultado da avaliação, a Unidade de Votuporanga possui 50 itens bem avaliados, como: qualidade de atendimento aos usuários; satisfação do usuário, comprovada por meio de entrevistas; controle de presença de médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde; condições de armazenamento e dispensação de medicamentos; condições físicas; e descarte de resíduos hospitalares.

Funcionamento da Unidade

A Unidade de Pronto Atendimento 24 horas é subordinada à Secretaria Municipal da Saúde da Prefeitura de Votuporanga e administrada por uma OSS (Organização Social de Saúde).

De janeiro até agosto passaram por atendimento na UPA 24 horas 64.729 mil pessoas. No local são ofertados atendimentos, exames e procedimentos simples, medicação, inalação, curativo, entre outros. Quando necessário, a UPA 24 horas realiza encaminhamento para especialidades de acordo com as necessidades de cada paciente.

Está localizada na Rua João Rodrigues Agostinho, nº 2701, no bairro Parque Saúde e funciona todos os dias da semana, 24 horas por dia. Os telefones para contatos são (17) 3405-1446 e/ou (17) 3422-7384.