qua, 15 de janeiro de 2025

Pela primeira vez, parto normal é realizado em unidade de saúde de cidade no interior

2
Gestante acionou ambulância durante trabalho de parto e procedimento de emergência foi realizado por enfermeira, técnica e auxiliares da Unidade de Saúde de Ubarana (SP); mãe e filho passam bem.
O dia 9 de novembro de 2023 vai ficar marcado na memória dos profissionais da saúde que atuam em Ubarana (SP): pela primeira vez, um parto normal foi realizado com sucesso na única Unidade de Saúde cidade, que tem pouco mais de 5 mil habitantes.
Ao g1, a enfermeira Poliana Carvalho contou que geralmente gestantes são encaminhadas ao hospital mais próximo, que é a Santa Casa de José Bonifácio (SP). Mas, neste caso, a paciente já estava em trabalho de parto quando a ambulância foi acionada.
“Um dia antes a gestante foi levada para o hospital, mas foi liberada. Já no fim da tarde de quinta-feira ela acionou a ambulância. Foi só o motorista e uma técnica de enfermagem e lá perceberam que estava nascendo. Me ligaram, eu era a única enfermeira na unidade. Arrumei o kit de parto, kit de emergência, coloquei a luva e avisei o médico”, conta Poliana.
“Como é raro isso acontecer, acho que ninguém ‘deu bola’ de que realmente estava nascendo. Foi aí que vi a ambulância chegando com a sirene ligada, o que também é raro, e corremos para a emergência. O bebê já estava com a cabeça para fora, correndo risco de asfixia.”
O médico da unidade de saúde atendia outros pacientes quando a gestante chegou, então a enfermeira fez o parto acompanhada da técnica e auxiliares. “Fiz o que sabia. Pedi para a mãe fazer força e logo o bebê nasceu. Eu senti a presença de Deus ali. Eu acho que nós, da área da saúde, somos instrumentos usados por Deus”, afirma Poliana.
“Ver a mãe no momento de desespero, dor, preocupação. Você conseguir ajudar, a família do paciente agradecer é uma realização profissional e de vida muito grande. Não tem o que pague, só vivenciando para entender o que é. O nascimento é maravilhoso e viver isso é incrível.”
O pequeno Davi nasceu por volta das 18h, com 2.825 quilos e 48 centímetros. Em seguida, o médico da unidade de saúde fez os procedimentos necessários durante o pós-parto.
Por protocolo médico, mãe e filho foram encaminhados à Santa Casa de José Bonifácio e, depois, transferidos ao Hospital da Criança e Maternidade (HCM). Eles passam bem.
O último parto
Conforme apurado pelo g1, este foi o primeiro parto realizado com sucesso na Unidade de Saúde de Ubarana, mas não foi o único.
Há pelo menos cinco anos, um parto prematuro ocorreu. Na ocasião, o bebê nasceu com 24 semanas, mas não resistiu.
Por isso, para os profissionais da saúde que atuam no local, este parto de sucesso é considerado mais que especial. Participaram do atendimento a enfermeira Poliana, médico Pedro Brandão, técnica de enfermagem Rosely e auxiliares Claudia Martins e Claudia Munhoz. G1