Pescadores contaram que os peixes apareceram mortos no fim da tarde de ontem (28), em Mendonça/SP e Sales/SP.
Na tarde de ontem (28), peixes voltaram a aparecer mortos no trecho do Rio Barra Mansa entre Sales/SP e Mendonça/SP. Os frequentadores do local relataram um mau cheiro causado pela mortandade dos animais. O trecho do rio fica perto da psicultura onde toneladas de peixe morreram há duas semanas.
Os pescadores contaram que eles apareceram no fim da tarde de ontem (28), “ontem, o rio estava normal, mas umas 16h30, 17h eu desci para o rio e começou a aparecer peixes agonizando, então veio uma água escura, mau cheiro forte, e os peixes começaram a morrer rápido”, diz Hélio Raimundo.
Com esse problema, o turismo na região começa a ficar prejudicado. “Caiu 90% o meu movimento por causa da mortandade de peixe do rio, por causa da alga, turista sumiu, todo mundo com medo e não temos explicação e solução para melhorar isso”, afirma o comerciante José Roberto Celoto.
Outro caso
Na manhã do dia 20, dezenas de peixes também foram encontrados mortos em um trecho do rio Tietê, em Araçatuba/SP.
Após o rio ficar com a água esverdeada, a prefeitura do município chegou a colocar avisos na prainha municipal orientando os moradores a não entrarem na água.
Biólogos e pesquisadores afirmam que a camada verde é causada pela proliferação de algas desenfreada que acontece, principalmente, por causa da poluição e despejo de fertilizantes utilizados na agricultura.