qua, 22 de janeiro de 2025

Pedranópolis confirma primeiro caso de chikungunya e intensifica ações de combate ao Aedes aegypti

Pedranópolis registrou, na tarde desta segunda-feira (21), o primeiro caso confirmado de chikungunya após anos sem notificações da doença no município. A confirmação ocorreu após uma investigação detalhada das autoridades de saúde.

Com o registro, o município intensificará as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da chikungunya, dengue e zika vírus. A Coordenadora da Vigilância Sanitária, Laiana Prandi, destacou a gravidade da situação: “Se já estava difícil com uma doença, imagine agora com duas em circulação no município”.

A residência do paciente positivo foi delimitada como área de transmissão, e já foram realizadas ações de bloqueio de criadouros. Nesta terça-feira (22), terá início a nebulização casa a casa nos quarteirões pertencentes à área determinada pelo protocolo do Ministério da Saúde. As autoridades reforçam que a nebulização será aplicada apenas nesse perímetro e não em toda a cidade.

A administração municipal segue rigorosamente o protocolo federal para controle do vetor e pede à população que colabore eliminando água parada e locais que possam servir como criadouros do mosquito.

A confirmação do caso acende um alerta para Pedranópolis, que busca controlar rapidamente a situação e evitar novos registros. Além das ações de controle, a Vigilância Sanitária reforça que é fundamental que os moradores adotem medidas de prevenção em suas casas.

Região Noroeste

Compartilhe!