Passageiros relatam tensão em avião que quase pousou em aeroporto errado: ‘comecei a orar’

Após alerta sobre rota errada, aeronave com 110 passageiros, que estava prestes a pousar no aeroclube de Catanduva (SP), pousou em segurança em São José do Rio Preto (SP)

Três passageiros do avião da Latam que quase pousou no aeroporto errado relataram ao g1 a tensão vivida no ar. A situação foi corrigida após o piloto ser alertado sobre o equívoco pelo controlador de tráfego aéreo, na terça-feira (14).

Após o alerta, a aeronave, que estava prestes a pousar no aeroclube de Catanduva (SP), pousou em segurança no aeroporto de São José do Rio Preto (SP). A bordo do avião, um Airbus A320, que fazia o voo LA4640, entre Guarulhos (SP) e Rio Preto, havia 110 passageiros.

Em um vídeo enviado à TV TEM, Davinir Moreira Júnior explicou que estava no voo e, assim como os outros passageiros, foi avisado pelo comandante de que havia um problema na pista, o que justificou a demora para o pouso. “A princípio eu acredito que, no momento, nenhum passageiro sabia o que estava acontecendo, porque o avião arremeteu e o piloto só falou que tinha um problema com a pista, mas iria iniciar o processo de descida novamente. Quando chegamos em casa, vimos o grande perigo que a gente correu.”

A empresária Vitória Valente Braccini, que também estava na aeronave, contou que os passageiros ficaram assustados quando o avião voltou a subir.

“Foi bem estranho, até comecei a orar na hora. Achamos que tinha acontecido alguma falha técnica, mas nem imaginávamos que ele poderia ter errado o caminho.”

Outro passageiro, Alison Paulo, disse que estava sentado na janela e pôde ver quando o avião se aproximou dos prédios e da pista, indicando que estaria pousando. Contudo, não desconfiou de que pudesse ser outra cidade.

“A gente rodava em círculo e acredito que o piloto estava se preparando para pousar em Catanduva. Não podemos tirar o mérito da equipe, que fez a comunicação de que ali não era o local ideal para pousar”, salientou Alison.

Áudio mostra diálogo

Em um áudio obtido pelo g1 é possível ouvir o diálogo entre o piloto e o controlador, quando ambos perceberam que o pouso estava prestes a ser feito no aeroclube de Catanduva (ouça abaixo).

Comandante: “A gente está com uma divergência no GPS, vai prosseguir visual para pouso na 25.”

Comandante: Eu estou fazendo visual com o campo.”

Operador: Eu creio que o senhor está visual com Catanduva, comandante.”

“25” é a referência à pista do aeroporto de Rio Preto. A de Catanduva tem outra numeração: “06/24”, onde a altitude do avião chegou a 800 metros, segundo o FlightRadar24.

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mimPerdeu sua senha?

Lost Password