qui, 16 de janeiro de 2025

Parte do comércio de Olímpia abre após prefeito publicar decretos

cats

Abertura de lojas foi feita com restrições nesta terça-feira (7).

Dois novos decretos publicados pela Prefeitura de Olímpia/SP fizeram com que parte do comércio da cidade abrisse as portas nesta terça-feira (7). A abertura é com restrições, mas, ainda assim, com permissões bem mais abrangentes que o decreto estadual de quarentena.

A equipe da TV TEM constatou que em algumas lojas, como em uma papelaria localizada no centro do município, foi colocado um balcão para impedir a passagem dos clientes. Alguns lojistas colocaram faixas para proibir a entrada de pessoas e outros colocaram a mercadoria na calçada.

Os decretos publicados autorizam os comerciantes a fazerem o atendimento de ‘portas fechadas’. Pelo decreto, só é permitido o sistema de delivery ou retirada no local. Barbeiros e cabeleireiros estão liberados a trabalhar, mas somente com hora marcada e de portas fechadas.

“É a única coisa que é possível permitir nesse momento. Todas as portas fechadas menos uma única porta com um balcão na calçada. Não pode entrar dentro da loja. Se quiser ver uma mercadoria será do lado de fora”, afirma o prefeito de Olímpia Fernando Cunha.

De acordo com Fernando, ele não considera que está desrespeitando o decreto estadual de quarentena publicado pelo governo estadual para diminuir a curva de infecção pelo novo coronavírus.

“Não pretendo, não devo, nós não podemos infringir o decreto estadual. Eu estou regulamento o que ele permite e que estava um alvoroço. Eles iam acabar de qualquer forma. Se tiver algum ajuste, nós iremos fazer, mas temos que continuar com o isolamento social”, diz.

Na loja da empresária Aurora Gaetano Mauad, os funcionários estão trabalhando em sistema de rodízio. Uma mesa também foi colocada na porta para que ninguém entre. “Está sendo tudo inédito. Tenho quarenta anos de comércio e está sendo tudo novo”, afirma.

80% dos negócios de Olímpia são formados por micro, pequenos e médios empresários. A equipe da TV TEM também constatou que o movimento de gente na rua é grande.

“A maioria dos estabelecimentos centrais não tinham sido beneficiados com essa flexibilização que veio nesta segunda-feira (6). Nós estamos orientando os empresariados”, afirma o Presidente da Associação Comercial de Olímpia, Flávio Vedovato.

FONTE: Informações | g1.globo.com