Projeto inclui implantação de grande estrutura metálica para eliminar dois pilares da construção atual. Com isso, vão para navegação da Hidrovia Tietê-Paraná aumentará de 38 para 116 metros.
Uma implosão parcial da ponte que cruza o Rio Tietê, em Barbosa (SP), é realizada nesta quarta-feira (23). O projeto inclui a implantação de uma grande estrutura metálica (imagem abaixo) à margem da Rodovia Assis Chateaubriand, no km 262, para eliminar dois pilares da construção atual que é feita de concreto.
Com isso, o vão para a navegação da Hidrovia Tietê-Paraná aumentará de 38 para 116 metros, que garante mais segurança para cargas pesadas e maiores.
A obra tem a previsão para ser finalizada em dois meses e custará cerca de R$ 20 milhões. O trânsito está interditado desde o dia 7 de outubro e deve ser liberado apenas em dezembro.
A operação é realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) do estado de São Paulo.
Implosão
A operação será acompanhada pelo diretor de Operações do DER, Raphael do Amaral Campos Junior, e envolverá procedimentos de segurança.
A ação conta com verificação do circuito de detonação para a implosão, instalação de sismógrafos e também a varredura das extremidades da ponte com o acionamento de sirenes para alertar a população local.