qua, 15 de janeiro de 2025

Palestrantes ressaltam Simpósio da Santa Casa

Ivam Cavalcante

Evento será realizado no dia 31 deste mês, no Centro de Convenções, com o tema “Empoderamento do profissional de Enfermagem: as atitudes que fazem a diferença”.

Faltam poucos dias para o III Simpósio do Centro Cirúrgico e IV Simpósio do Centro de Materiais e Esterilização. O evento, promovido pela Santa Casa de Votuporanga, traz palestrantes renomados para discutir sobre o tema “Empoderamento do profissional de Enfermagem: as atitudes que fazem a diferença”.

O simpósio está com inscrições abertas no Guichê Web: www.guicheweb.com.br/simposio   no valor de R$20. A renda será revertida para melhorias do Centro Cirúrgico do Hospital votuporanguense.

O público-alvo é formado por estudantes e profissionais da área da saúde, que queiram atualizar seus conhecimentos e acompanhar palestras de diversos assuntos pertinentes à área.

Ivam Cavalcante, sócio-proprietário do grupo Devant, faz parte do cronograma do Simpósio. Ele irá abordar como a Central de Materiais e Esterilização gera valor para a instituição. “A CME não é um centro de custo, é geradora de valor constante para Instituição. E não se trata apenas de recursos financeiros, mais de tangíveis e intangíveis”, adiantou.

Esta será a primeira vez do Ivam em Votuporanga. “Conheci a Daiane Nazzi, do Centro de Materiais de Esterilização da Santa Casa, devido a reuniões que participamos de revisão de normativa de Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Foi quando surgiu o convite”, contou.

O palestrante destacou a importância dos profissionais em simpósios. “É muito importante que tenham uma ampla visão do que é feito em seu setor. Mais do que lavar e esterilizar, a CME possui entranhas muito pertinentes em diversas áreas do Hospital. O evento é regional e tem muito a agregar não apenas em conhecimento, experiências e práticas”, complementou.

A enfermeira Lígia Garrido Calicchio também estará na qualificação promovida pela Santa Casa. Ela participará de uma roda de conversa, explicando os cuidados com os instrumentais cirúrgicos. “Irei enfatizar a fabricação e as fases do processamento desde a utilização, transporte, limpeza, preparo (destacando a importância da função dos instrumentais”, adiantou. Para ela, o simpósio visa atualização e troca de experiências dos profissionais de Bloco Operatório.

O provedor da Santa Casa, Luiz Fernando Góes Liévana, destaca a importância do evento. “Com a evolução dos procedimentos, é necessária a qualificação de profissionais com conhecimento específico focado nas tecnologias, nos materiais e recursos, de segurança e controle e acompanhamento de indicadores de produção e qualidade em Centro Cirúrgico e Centro de Material e Esterilização. Convido a todos a participar deste simpósio, que diferencia o atendimento ao nosso paciente”, frisou.