Um dos filhos do idoso esteve no hospital na sexta-feira, 29, para iniciar o processo de remoção do pai para uma instituição em São Paulo que poderia recebê-lo
O paciente José do Anjos, 79 anos, foi intubado neste domingo, 1º, quando completou 200 dias internado no Hospital de Base em Rio Preto. Ele foi levado às pressas para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após complicações durante procedimento de hemodiálise.
O Diário revelou no sábado que o idoso estava “abandonado” no hospital em leito do Sistema Único de Saúde. Um dos filhos do idoso esteve no hospital na sexta-feira, 29, para iniciar o processo de remoção do pai para uma instituição em São Paulo que poderia recebê-lo, já que José tem de realizar hemodiálise três vezes por semana.
“Vou ficar em Rio Preto até resolver a situação do meu pai”, afirmou Sílvio dos Anjos, 51 anos, filho de José, que está alojado em uma casa de apoio no município.
Antes do filho se apresentar no HB, o Ministério Público (MP) ingressou com ação contra a Prefeitura para garantir que o idoso fosse levado para instituição na cidade, que pudesse abrigá-lo e garantisse transporte para que José passasse pela hemodiálise no hospital. De acordo com a ação, os filhos não possuem vínculo afetivo com José.
A Justiça já concedeu liminar e acatou os pedidos apresentados pelo promotor de Justiça Sérgio Clementino, em que determina ao Executivo disponibilizar vaga em uma instituição no prazo de cinco dias. Em caso de descumprimento, a multa diária no valor de R$ 1 mil – limitada a R$ 20 mil. O município já apresentou contestação no processo e afirmou que a responsabilidade da internação caberia ao governo do Estado.
De acordo com Clementino, eventualmente, o processo só deverá ser extinto após o idoso ser transferido para hospital em São Paulo. Mas Sílvio afirma que o estado de saúde é “gravíssimo”.
Rodrigo Lima – diarioweb.com.br