Câncer de mama é o mais incidentes em mulheres no mundo.
Iniciamos mês de campanha da conscientização do Combate ao Câncer de mama. Esse tipo de câncer é o mais incidente em mulheres no mundo, representando 24,2% do total de casos.
O câncer de mama é uma doença multifatorial, na qual muitos pontos podem ser estratégicos para sua prevenção. A nutrição tem forte influência na diminuição do ambiente inflamatório que propicia o desenvolvimento de câncer.
A inclusão diária de no mínimo 5 fontes de vegetais como frutas, legumes, verduras, castanhas e cereais é uma grande estratégia de oferecer um bom aporte de nutrientes essenciais, antioxidantes, vitaminas e minerais capazes de estimular e modular o sistema hormonal e metabólico, ajudando a reduzir os riscos.
Além disso, estudos mostram que o uso de fitoterápicos em forma de chás (chá verde, gengibre, cúrcuma) é outra conduta fundamental para garantir uma alta concentração de fitoquímicos indutores da produção genética de fatores de defesa, modulando as enzimas de detoxificação hepática.
A limitação do consumo de carne e a orientação do seu modo de preparo também deve ser um ponto a ser avaliado, uma vez que os excessos de alimentos de origem animais preparados de forma incorreta podem acelerar o desenvolvimento de células cancerígenas. Já os peixes fonte de ômega-3 e astaxantina como salmão e sardinha possuem um alto papel anti-inflamatório e epigenético, indicados para consumo.
Além disso, a prática de exercícios físicos, o manejo do estresse e a melhora das relações com as pessoas no cotidiano, semeando boas energias e pensamentos, são formas de cuidar da saúde física e mental em combate ao desenvolvimento de diversas doenças, incluindo o câncer.
Para as mulheres, nesse caso, é de extrema importância a realização dos exames preventivos e o autoexame com frequência! Cuide-se!
FONTE: Informações | Roberta Lara é nutricionista e colaboradora da página sobre nutrição “5 minutos de nutrição”