qua, 15 de janeiro de 2025

Órgãos de criança morta após AVC vão beneficiar 8 pacientes

1

Os órgãos de uma criança de 11 anos, que morreu de sofrer um AVCH (Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico) na escola estadual Dr. Joubert de Carvalho, no Jardim Paulista, em Araçatuba (SP), foram coletados nesta terça-feira (19) e levados para dois hospitais de Rio Preto e São Paulo.

Após a morte ser confirmada pela Santa Casa, familiares do menino autorizaram a doação dos órgãos da criança.

As válvulas do coração, rins e córneas foram retiradas e serão levadas para o Hospital de Base de Rio Preto nesta terça-feira (19), assim como os pulmões e o fígado, que serão transportados para o Instituto do Coração, em São Paulo, de helicóptero.

Ao todo, oito pacientes serão beneficiados.

O CASO

O menino de 11 anos, que não teve identidade divulgada, passou mal em sala de aula e chegou a avisar um professor que não estava bem, vindo a desmaiar em seguida.

Ele foi socorrido por uma equipe do Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) e levado para o setor de urgência e emergência da Santa Casa de Araçatuba, de onde seguiu direto para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal do Hospital.

Uma má formação em uma das veias que irrigam o cérebro pode ter provocado rompimento, causando uma hemorragia intracraniana que o levou ao quadro de morte cerebral.