Investigações sobre fraudes no sistema de concessão e renovação do Fies. Ninguém foi preso e um dos mandados foi cumprido em Santa Fé do Sul/SP; o outro em Fernandópolis/SP.
Policiais federais de Jales/SP cumpriram dois mandados de busca e apreensão na manhã desta quinta-feira (13) nas cidades de Fernandópolis/SP e Santa Fé do Sul/SP. Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal após representação da PF. Dois homens, suspeitos de envolvimento em fraudes no sistema de renovação do FIES foram alvos das buscas. Equipamentos eletrônicos e documentos foram apreendidos nas residências dos investigados. As diligências realizadas pela PF estão relacionadas a desdobramentos da Operação Vagatomia, que investigou fraudes no FIES e venda de vagas em um curso de medicina de uma Universidade da região de Jales no ano passado.
Após a deflagração da Operação Vagatomia, a PF recebeu informações sobre a atuação de um ex funcionário da universidade, que estaria praticando fraudes no sistema de concessão e renovação de financiamentos estudantis (FIES). Com o apoio de pelo menos um aluno do curso de medicina, o ex funcionário estaria cooptando outros alunos interessados no pagamento de valores indevidos para a renovação fraudulenta de financiamentos (FIES), que estavam bloqueados em razão de suspeitas de fraudes.
Os equipamentos eletrônicos, mídias e documentos apreendidos foram encaminhados para a sede da PF em Jales/SP para serem minuciosamente analisados no interesse das investigações em curso.
Comunicação Social PF Jales/SP
Operação “Vagatomia”
A Operação Vagatomia foi deflagrada em setembro de 2019 e prendeu vários integrantes da organização criminosa que também tiveram que cumprir várias medidas cautelares expedidas pela Justiça Federal de Jales/SP. A Polícia Federal e o Ministério Público Federal receberam diversas denúncias e informações sobre fraudes no FIES, além da comercialização de vagas no curso de medicina em um campus da Universidade Brasil na cidade de Fernandópolis/SP e também em fraudes relacionadas ao exame Revalida, destinado a avaliar o conhecimento dos alunos que estudam ou estudaram medicina no exterior, principalmente no Paraguai, Bolívia e Argentina.
FONTE: Informações | informamais.com.br