qui, 16 de janeiro de 2025

Operação da Polícia Civil de Votuporanga combate comércio ilegal de produtos do “cigarro eletrônico”

WhatsApp Image 2023-02-10 at 17.01.43

Policiais civis da DISE (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes), com o apoio de agentes de diversas delegacias vinculadas à Seccional de Votuporanga, deflagraram na manhã desta sexta-feira, (10), a “Operação Smoking Bad”, objetivando o combate ao comércio ilegal de dispositivos eletrônicos utilizados para fumar e popularmente conhecidos como “Cigarros Eletrônicos”, “VAPs”, “PODs” e suas derivações, e também produtos usados nestes dispositivos como essências, “juices” e demais acessórios.

A fabricação dos mesmos é proibida, porém, são falsificados e produzidos de forma clandestina, inclusive, tais produtos costumeiramente são de origem estrangeira. Esses dispositivos possuem formatos diferenciados parecidos com cigarros, pen-drives, canetas, entre outros e utilizam essências com aromas e sabores diversos, porém, altamente prejudiciais à saúde por conterem nicotina e outras substâncias tóxicas.

O uso desses dispositivos oferece grande risco aos consumidores, pois além da dependência podem causar graves doenças.

Os locais (Tabacarias) já estavam sendo monitorados pela Delegacia Especializada devido a comercialização de tais dispositivos, sendo a prática proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Diante das constatações das investigações,  foram solicitados Mandados de Buscas e Apreensão sendo os mesmos concedidos e expedidos pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Votuporanga.

Os policiais Civis divididos em equipes procederam diligências em seis tabacarias de Votuporanga, onde, nas buscas, apreenderam centenas de cigarros eletrônicos, centenas de Essências, de Acessórios para os dispositivos, um telefone celular, uma balança de precisão, três porções de Haxixe, dois comprimidos de Ecstasy e quatro flores de maconha, conhecida como “Buds de Cannabis”.

Os materiais apreendidos foram encaminhados para a sede DISE de Votuporanga, onde foram devidamente apreendidos em autos próprios, sob a presidência do Delegado de Polícia Dr Allan Francisco Athayde Soares.

Os responsáveis pelos estabelecimentos foram conduzidos e ouvidos e poderão responder por vários crimes relacionados aos fatos oriundos da referida operação policial.

VOTUNEWS