ONDA DE CALOR ATINGIRÁ GRANDE PARTE DO BRASIL COM ATÉ 42ºC E MUITO FOGO

Forte onda de calor atingirá o Brasil de Norte a Sul nos próximos dias com temperaturas excessivamente altas e um salto no número de queimadas

Uma forte onda de calor começa a se instalar no Brasil depois da onda de frio que trouxe temperatura muito baixa, geada e neve em estados do Centro-Sul do país entre o final da semana passada e o começo desta semana. O episódio quente será responsável por temperaturas perto e acima de 40ºC em vários estados nos próximos dias com calorão de Norte a Sul do Brasil.

Será uma onda de calor significativa para o mês de agosto com temperatura elevada em uma extensa área do território brasileiro e marcas muito acima da média climatológica desta época do ano em diversas regiões do país. As temperaturas muito altas vão afetar todas as regiões do país (Norte, Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul), embora a onda de calor não atinja todos os estados. O centro da bolha de calor vai estar situado na região Centro-Oeste, em particular entre o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul. Esta nova onda de calor no Brasil, como é de costume, vai estar associada a um padrão de bloqueio atmosférico com uma enorme área de tempo muito seco e quente em que a cada dia o calor e a reduzida umidade se retroalimentam com baixa umidade no solo.

O episódio quente, embora ainda seja inverno, não surpreende porque normalmente nesta época do ano ocorre o auge da estação seca no Centro do Brasil, o que favorece dias de temperatura muito alta e em alguns casos onda de calor, como será o caso dos próximos dias. Se observada a climatologia da cidade de Goiânia (GO), ocorrem, em média, 4 dias com máximas acima de 35ºC no mês de agosto, 13 em setembro, 9 em outubro e 2 no mês de novembro.

Assim, este trimestre de agosto a outubro costuma ser o de maiores extremos de temperatura alta no Centro do Brasil. CENTRO-OESTE E NORTE SOFRERÃO O PIOR DO CALOR O Centro-Oeste deve ser a região que mais vai sofrer os efeitos desta onda de calor no Brasil. O Mato Grosso e parte do Mato Grosso do Sul, em particular, terão máximas mais extremas com sucessivos dias de temperaturas máximas perto e acima dos 40ºC, em especial em próximas do Pantanal.

Cuiabá será a capital brasileira em que mais deve fazer calor neste período. Ontem, a capital do Mato Grosso já anotou 38,2ºC no primeiro dia de calor excessivo. Conforme os dados analisados pela MetSul, todos os dias ao menos até 23 de agosto devem ter máximas perto ou acima de 40ºC na capital do Mato Grosso com marcas que em alguns dias podem atingir valores tão altos quanto 41ºC a 42ºC.

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mimPerdeu sua senha?

Lost Password