No total, a GCM será composta por 45 agentes homens e cinco mulheres, que praticamente dobram o efetivo de segurança pública do município
A Estância Turística de Olímpia empossou, na última quinta-feira, 24, 50 agentes da Guarda Civil Municipal (GCM). Após serem aprovados em concurso, eles foram admitidos e apresentados oficialmente na manhã desta segunda-feira, 28.
A cerimônia de posse foi realizada na Casa da Cultura. Na ocasião, os servidores foram recepcionados pelo comandante da GCM, Major Edson Rodrigues, e pelo secretário de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, Hélio Lisse Júnior. Eles receberam instruções da Divisão de Recursos Humanos e assinaram o livro de posse da Prefeitura, efetivando a contratação dos agentes.
O ato simbólico desta manhã contou com a presença do prefeito Fernando Cunha (PSD) e foi realizado no Coreto da Praça Rui Barbosa. No total, a GCM será composta por 45 agentes homens e 05 mulheres, que praticamente dobram o efetivo de segurança pública do município e atuarão em trabalho complementar às demais forças de segurança locais, principalmente, à Polícia Militar, que faz patrulhamento ostensivo.
O comandante da GCM, Major Edson Rodrigues, reforçou os baixos índices de criminalidade do município, citando a cidade como referência nacional. “Esse é um momento muito especial e muito aguardado para Olímpia. O prefeito não mede esforços para realizar investimentos na área de segurança e o reflexo de tudo isso são os índices de criminalidade da cidade, que tiveram grandes reduções. Os cidadãos estão tendo vidas mais tranquilas, devido a crimes que foram coibidos graças aos investimentos. Olímpia se tornou referência nacional em termos de qualidade de vida e prova disso é que 34 candidatos empossados são de outros estados e cidades, do Amazonas, Bahia, Rio Grande do Sul, etc. A cidade está bem quista, cresce de maneira ordeira e isso é fruto de um trabalho que vamos fortalecer com a GCM”, destacou o Major.
A implementação da GCM está em andamento desde 2019 e sofreu impasses legais devido à pandemia. No entanto, a Administração adotou todas as medidas necessárias para garantir os direitos dos aprovados, conforme foi mencionado pelo secretário de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, Hélio Lisse, pasta responsável pela GCM.
“Hoje é um dia memorável. O dia em que a cidade de Olímpia, por meio dos esforços do prefeito e apoio dos vereadores, cria, instala, institui e equipa a GCM de nossa cidade. Nós sabemos da angústia e das incertezas que os agentes passaram, devido à Covid, mas, hoje, estamos aqui vencendo essas etapas negativas. A sociedade também tem grande expectativa para a implantação da nossa guarda. Já vimos nessa praça o caso de um tiroteio até com fuzis no roubo ao caixa eletrônico, mas, depois do videomonitoramento, nunca mais tivemos isso. O prefeito é um cara visionário e não mede esforços para nosso desenvolvimento e Olímpia, a partir da criação da guarda, vai viver cada dia melhor na área de segurança pública”, disse o secretário.
Agora, com a efetivação dos agentes, os servidores iniciarão, na próxima semana, o curso de formação na escola preparatória de Campinas para, em breve, atuarem no patrulhamento local, na instalação da ordem e na conservação do patrimônio público. Para isso, a equipe contará com todos os equipamentos necessários, além do fardamento e das viaturas equipadas. São três veículos Renault Duster 2022 adquiridos com recursos próprios, além de 4 motocicletas que serão entregues nas próximas semanas.
A solenidade de apresentação dos agentes contou ainda com a presença do presidente da Câmara Municipal, José Roberto Pimenta (Zé Kokão), os vereadores Cristina Reale, Edna Marques, João Paulo Morelli, João Stellari e Sargento Barrera, além dos secretários municipais, Eliane Beraldo Abreu (Administração), Edilson De Nadai (Governo), Bruno Guzzo (Chefe de Gabinete) e Fabrício Raimondo (Prodem), familiares dos guardas e imprensa.
(Com informações da Prefeitura de Olímpia)