Fenômeno não faz parte da chuva de meteoros Líridas, que acontece até sábado (25). Meteoro explodiu na região das cidades de Gramado, Canela e Nova Petrópolis.
Um meteoro com elevada magnitude de -6,8 explodiu na madrugada desta quinta-feira (23) na Região das Hortênsias, parte da serra gaúcha.
De acordo com o professor Carlos Fernando Jung, do Observatório Espacial Heller & Jung, o bólido – (tipo de meteoro característico pelo brilho intenso) entrou na atmosfera a uma altitude de 106,4 km e se extinguiu com uma explosão a uma altitude de 67,1 Km acima das cidades de Nova Petrópolis, Canela e Gramado.
A explosão foi registrada por duas câmeras do observatório, que fica em Taquara, na Região Metropolitana de Porto Alegre. De acordo com o professor, teve uma velocidade de 44,8 quilômetros por segundo.
“O bólido pela proximidade de Taquara com esta região [da serra], produziu um intenso brilho ao explodir.”
“Apesar de estarmos no período da chuva de meteoros Líridas o meteoro registrado não pertence a esta chuva. A chuva de origem é a phi Ophiuchids que tem seu pico máximo no próximo dia 11 de maio”, informou Jung.
Já a chuva dos Líridas, fragmentos do cometa Thatcher, poderá ser vista até o próximo sábado (25), conforme o professor.
FONTE: Informações | g1.globo.com