qua, 15 de janeiro de 2025

O que mudou na sua alimentação durante a quarentena?

artur_moes_-_240320-06_1

Algumas pessoas melhoraram sua alimentação, colocando a mão na massa, e outras tiveram períodos de compulsão devido ao estresse e ansiedade.

Caminhamos para a retomada da quarentena após isolamento social como medida preventiva do contágio do novo coronavírus. Muitas coisas mudaram nesses momentos, e uma delas foi o estilo de vida e os hábitos alimentares das pessoas em casa.

Algumas pessoas melhoraram sua alimentação, colocando a mão na massa e usando a criatividade na cozinha junto à família. Outras tiveram períodos de compulsão alimentar para poder amenizar o estresse e ansiedade decorrente desse período. E, com isso, algumas preocupações em relação à saúde em longo prazo: meus exames alteraram? Como retornar à rotina saudável e equilibrar os exageros decorrentes da quarentena?

O período de isolamento social estabelecido fez com que a maioria das crianças e adultos ficasse mais tempo de mais em casa contribuindo para a ociosidade. Um tempo mal aproveitado abre as portas para a ansiedade, o sedentarismo e para alimentação desregrada. Mas precisamos ter em mente que a nossa saúde não pode esperar.

Falamos muito da importância do fortalecimento do sistema imunológico pela alimentação, mas temos que nos preocupar também com outros fatores, como os riscos metabólicos envolvidos em hábitos de vida inadequados. Minha glicose está alta, o que eu faço? Estou comendo em dose dupla! Não tenho motivação para fazer exercício em casa. Esses questionamentos estão crescendo na rotina dos meus atendimentos online, uma vez que muitas pessoas não estão conseguindo retornar ao seu normal.

Tudo precisa de tempo, força de vontade e cuidados redobrados por parte de profissionais que saibam lidar com essas mudanças e ajudar da forma mais tranquila essa retomada. Nada deve ser às pressas, mudanças bruscas podem comprometer ainda mais as suas escolhas e o seu sucesso com a dieta. E isso, aumentaria ainda mais a compulsão alimentar. O nutricionista é o seu maior companheiro nesse momento!

FONTE: Informações | g1.globo.com /Roberta Lara é nutricionista e colaboradora da página sobre nutrição “5 minutos de nutrição”