João Carlos Bragato ressaltou que atividade física, hidratação e variedades de alimentos são fundamentais para o fortalecimento imunológico
Os nossos hábitos estão em xeque com a pandemia. Quem nunca viveu um dia da “quarentena” com muitas guloseimas ou substituiu refeições por lanches e pizzas? Ou, quem sabe, usou o doce como válvula de escape da ansiedade?
O isolamento social é muito oportuno para repensarmos rotinas de fast foods, mantimentos ricos em sódio, açúcar, gordura trans, que tanto afetam nosso organismo. O nutricionista da Santa Casa de Votuporanga, João Carlos Bragato, ressaltou que a alimentação tem tudo a ver com prevenção de doenças. “É primordial para manter a saúde e muito importante para conservar o sistema imunológico em ótimas condições”, afirmou.
João citou três fatores essenciais: atividade física, hidratação e variedade de cores e sabores na sua rotina. “É necessária abundância de legumes, verduras, proteínas, nas refeições ao longo do dia – café da manhã, almoço, lanches e jantar”, disse.
Experiências na cozinha
Agora que estamos mais em casa, o profissional orientou sobre as receitas. “Muitos estão se aprimorando, buscando novos cardápios. A dica é despertar o lado de master chef para pratos saudáveis. Essa atividade, inclusive, pode ser feita com as crianças, ensinando a manipulação e preparo”, contou.
Cuidado com os alimentos calóricos
Para o nutricionista, o segredo está no equilíbrio. “Alimentos muito calóricos devem ser consumidos em pouca quantidade. Limite a compra dos produtos industrializados, como batatas fritas, refrigerantes, biscoitos e sorvetes. São ricos em calorias vazias e aumentam o ganho de gordura”, concluiu.