Número de queimadas cresce 92% em Rio Preto; região tem aumento de 62%

Dados são referentes ao período de janeiro a agosto deste ano, comparados aos 12 meses de 2023. Levantamento foi divulgado pelo Corpo de Bombeiros

Um levantamento divulgado pelo Corpo de Bombeiros apontou que, em São José do Rio Preto (SP), houve aumento de 92% no número de focos de incêndio em áreas de vegetação. O comparativo se refere ao período de janeiro a agosto deste ano, em relação aos 12 meses de 2023.

Ao longo do ano passado, foram registradas 845 ocorrências desse tipo na cidade. Este ano, em oito meses, foram 1.623.

Na região, o número é um pouco menor, mas ainda assim bastante expressivo. De acordo com os bombeiros, neste ano, houve crescimento de 62% nas ocorrências de incêndios em vegetação, se comparado ao ano passado inteiro.

Em 2023, foram 3.076 ocorrências na região. Neste ano, o número saltou para 4.993, em apenas oito meses.

Esses números correspondem aos atendimentos realizados em municípios como Jales, Santa Fé do Sul, Votuporanga, Fernandópolis, Catanduva, José Bonifácio, Novo Horizonte, Tanabi e Mirassol (SP).

A baixa umidade do ar, unida às altas temperaturas, são fatores que facilitam a propagação do fogo.

Na semana passada, centenas de focos de incêndio foram registrados no noroeste paulista. Alguns deles resultaram em mortes de pessoas e de animais.

Foram atendidas 198 ocorrências de incêndios e queimadas somente no período de quinta-feira (22) a sábado (24), na região de São José do Rio Preto. Outros 100 chamados ficaram represados, ou seja, não foram atendidos porque os bombeiros já estavam empenhados em outras ocorrências semelhantes.

Segundo a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), sábado foi o dia mais poluído da história da cidade.

Veja abaixo as ocorrências de maior gravidade registradas nos últimos dias:

A cidade de Urupês (SP) foi o quarto município com mais focos de incêndio do estado de São Paulo. Na sexta-feira (23), o município somou 41 ocorrências, segundo o sistema BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Ainda em Urupês, dois funcionários de uma usina morreram carbonizados enquanto tentavam combater um incêndio na tarde de sexta-feira (23). Saulo Rodrigo de Oliveira, de 47 anos, e Gerci Silveira Junior, de 30, trabalhavam como brigadistas na usina.

Segundo apurado pela TV TEM, os trabalhadores estavam em um caminhão, tentando apagar o incêndio em uma área de pastagem, quando o veículo tombou, e eles não conseguiram fugir das chamas.

43 bois morreram carbonizados em um incêndio que atingiu uma fazenda em Santo Antônio de Aracanguá (SP) —

Mais de 40 bois morreram carbonizados durante um incêndio em uma fazenda em Santo Antônio do Aracanguá (SP), que começou na noite de sexta-feira (23) .

De acordo com a prefeitura, as chamas foram controladas, mas alguns pontos da propriedade ainda são considerados de risco por conta das brasas. A fazenda atingida fica no Bairro da Vertente, próximo a Auriflama (SP).

Imagens enviadas à TV TEM mostram dezenas de animais mortos e outros feridos. Conforme o poder público, ao menos 43 animais morreram durante o incêndio.

Incêndios criminosos

São José do Rio Preto

Um homem, de 44 anos, suspeito de atear fogo em uma área de pastagem em São José do Rio Preto (SP) foi preso na tarde desta segunda-feira (26). O crime ocorreu no bairro Higienópolis, na sexta-feira (23).

A produção da TV TEM recebeu um vídeo (veja abaixo) que mostra um morador, em uma motocicleta, ateando fogo na área que fica ao lado do Parque Ecológico. Pela imagem, é possível ver o suspeito fugindo no veículo e, em seguida, o início das chamas. Ele foi preso no bairro Jardim São Francisco, com a moto usada no crime. A prisão foi feita pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG).

Em depoimento, ele confessou o crime e disse que jogou uma bituca de cigarro na área atingida, sem intenção de atear fogo no local. O veículo foi apreendido. O suspeito foi ouvido e vai responder em liberdade.

Segundo o boletim de ocorrência, a Polícia Militar foi acionada por vizinhos que viram o suspeito ateando fogo no canavial em pontos diferentes, o que causou o incêndio na área rural.

O suspeito foi localizado e tentou fugir da polícia. Com ele foram encontrados dois isqueiros. O suspeito permaneceu em silêncio e não indicou familiares para avisar que foi preso.

Gabinete de Crise

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) da Defesa Civil, cidades das regiões de Sorocaba, Itapetininga, Bauru e São José do Rio Preto (SP) estão em alerta máximo para perigo de incêndios, devido à baixa umidade do ar e à onda de calor que atingiu todo o estado.

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mimPerdeu sua senha?

Lost Password