Informação foi divulgada pela Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados (Censec).
Com o fim do período de isolamento social causado pela pandemia de Covid-19, São José do Rio Preto (SP) registrou queda de 1,7% no número de divórcios.
Segundo dados da Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados (Censec), base administrada pelo Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF), 226 casais se divorciaram neste ano, enquanto 230 terminaram o relacionamento no ano passado.
“Dois pontos são importantes e contribuíram para a explosão dos divórcios. O primeiro foi o isolamento social que fez com que relacionamentos chegassem ao fim. O segundo foi o lançamento da plataforma e-Notariado. Ela permitiu a prática de diversos atos em meio eletrônico, inclusive a escritura de divórcio, sem a necessidade de estar lado a lado com o ex-companheiro”, afirma Daniel Paes de Almeida, presidente do CNB/SP.
Na comparação entre os 11 primeiros meses deste ano com o mesmo período de 2020, a queda no número de divórcios foi de 4,6%. Já entre o primeiro e o segundo ano da crise sanitária da Covid-19, houve diminuição de 2,9%, mostrando que o primeiro ano da pandemia foi mais prejudicial nas dissoluções de casamento na cidade.
Em Araçatuba (SP), o número de divórcios caiu 9,7% neste ano.
De acordo com dados da Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados, 65 casais terminaram o relacionamento em 2022, ao passo que 72 divórcios foram registrados em 2021, justamente no ano que marcou o auge da pandemia no país, e que obrigou a adoção de medidas de isolamento social por boa parte dos governos em território nacional.
Na comparação entre os 11 primeiros meses deste ano com o mesmo período de 2020, a queda no número de divórcios foi de 4,4%. Já entre o primeiro e o segundo ano da crise sanitária da Covid-19, houve crescimento de 5,8% nas dissoluções de casamento na cidade.
G1