qua, 15 de janeiro de 2025

Número de casos de Covid-19 em Rio Preto volta a disparar

image (1)

Dados do boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde, divulgado nesta quinta, 9, mostram um novo aumento nos casos positivos da doença. Em média, são mais de 600 contaminados por dia contra 287 registrados na semana passada

Boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira, 9, pela Secretaria de Saúde apontou que Rio Preto registrou 5.760 novos casos de coronavírus em nove dias – média de 640 testes positivos por dia. No boletim da semana passada, a média estava em 287 por dia – 3.733 casos em 13 dias. Também foram confirmadas 13 mortes pela Covid – bem mais do que na última semana, quando foram três.

Pesquisador da Fiocruz afirma que estamos na quarta onda de contaminações, mas a Secretaria de Saúde diz que ainda é cedo para esta afirmação.

Dos 5.760 novos casos, 1.616 foram descobertos por exame PCR e 4.144 por teste rápido antígeno. Com a inclusão dos novos casos, Rio Preto contabiliza 146.780 resultados positivos e 3.084 óbitos.

Para Andreia Negri, gerente da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Rio Preto, o aumento de casos segue uma tendência apresentada nos últimos boletins. “O que causou isso foram o aumento natural de doenças respiratórias na época fria do ano, o relaxamento da população em geral, com o abandono do distanciamento mínimo, e a baixa adesão ao reforço da vacinação”, diz.

Na semana passada, a Prefeitura voltou a exigir o uso de máscara em locais fechados como estratégia para deter a explosão de novos casos. Por enquanto, estão descartadas adoções de novas medidas restritivas, diz a gerente.

A cidade conta com 243 pacientes internados por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sendo 143 residentes de Rio Preto e 100 da região. Entre os internados, 56 tiveram a confirmação por Covid, sendo que 18 estão em UTI e 38 em enfermaria. Segundo a Saúde, a maioria dos mortos são idosos e pessoas com esquema vacinal incompleto.

Mesmo com estes números, Andreia afasta, pelo menos neste momento, a necessidade de ampliação de novos leitos na Unidade de Internação Básica do Fraternidade, para abrigar as pessoas com sintomas graves da doença.

Jesem Orellana, epidemiologista da Fiocruz-Amazônia, diz que o aumento de casos novos de coronavírus registrados em Rio Preto tem pelo menos um lado bom: confirma que a Secretaria Municipal de Saúde tem feito testagem.

“São José do Rio Preto ainda está testando em quantidade razoável, o que não está acontecendo na maioria dos municípios. O lado ruim é a retomada dos contágios da nova variante do coronavírus (Ômicron). Sem dúvida nenhuma, estamos na quarta onda”, diz o pesquisador da Fiocruz.

Segundo Orellana, o mais recente boletim da Fiocruz mostra que 70% dos novos casos de doenças respiratórias no País são provocados pelo coronavírus. Ele recomenda às pessoas manterem o uso da máscara em locais fechados, higienizarem as mãos com álcool em gel e evitarem aglomerações.

Profissionais e colaboradores do Complexo Funfarme, que abrange o Hospital de Base (HB), o Hospital da Criança e Maternidade (HCM), o Hemocentro, a Rede de Reabilitação Lucy Montoro e o Ambulatório Geral e de Especialidades, começaram a receber a quarta dose da vacina contra a Covid-19. A vacinação acontece entre quinta-feira, 9, e quarta-feira, 15.

Segundo a instituição, o complexo recebeu 7 mil doses da vacina da Janssen. “Quantidade suficiente para vacinar todos os colaboradores”, diz em nota. As doses foram encaminhadas pela Prefeitura.

A quarta dose está disponível em todos os postinhos para pessoas acima de 50 anos e profissionais de saúde. Quem precisa tomar a primeira, a segunda ou a terceira também pode ir nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

MÉDIA DIÁRIA DE CASOS DE COVID EM RIO PRETO EM 2022

20 DE ABRIL

  • 35 casos

2 DE MAIO

  • 25 casos

18 DE MAIO

  • 69 casos

31 DE MAIO

  • 287 casos

9 DE JUNHO

  • 640 casos
  • Marco Antonio dos Santos – diarioweb.com.br